Aluno Virtual

  • Acompanhar o calendário das atividades divulgadas pelo Ambiente Virtual.
  • Manter atualizados seus dados pessoais, especialmente Endereço Eletrônico (e-mail) e Telefones de fácil contato.
  • Acessar periodicamente o endereço eletrônico (e-mail) fornecido no cadastramento, para visualizar as mensagens referentes à execução do curso que serão disponibilizados pelo NAVI – Núcleo de Ambiente Virtual.
  • Comportar-se de forma ética, cordial e respeitosa, utilizando o espaço da Plataforma Virtual apenas para fins relacionados ao desenvolvimento de conhecimento, aprendizagem, cumprimento de tarefas e tudo que se relacione à disciplina em que está regulamente matriculado.
Você pode acessar a qualquer hora do dia. Você precisa organizar o seu tempo, adequando as horas do dia a estudo e suas outras atividades.
Você deve acessar pelo menos 3 vezes por semana, para consultar o material semanal, mensagens do professor e da equipe NAVI.
Não. Você pode acessar o conteúdo em qualquer lugar que tenha conexão com internet.
Você irá vivenciar a experiência de uma metodologia de ensino cada vez mais utilizada como meio da busca do conhecimento e atualização profissional. Terá a liberdade de realização dos seus estudos no horário e local mais conveniente para você.

Acesso

A instituição disponibiliza o laboratório de informática para os alunos do NAVI. Basta você se identificar no CTIC que o laboratório será disponibilizado para você.
O acesso pode ser feito pelo computador, tablet e celular.

Entre em contato com o suporte por email ou vá ate a coordenação do NAVI para recuperá-la.
Entre em contato com o suporte por email ou vá ate a coordenação do NAVI o quanto antes para solucionar o problema.

Frequência

A sua presença é registrada pelos seus acessos no Ambiente Virtual, entrega das atividades semanais e pelos encontros presenciais obrigatórios.
Sim. Segundo o Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005 os encontros presenciais são obrigatórios.
Você pode visualizar as datas no calendário do Ambiente Virtual e na filipeta entregue no 1º Encontro Presencial.

Somente as datas do 2º e 3º Encontros Presenciais. Alguns professores podem antecipar a data e horário do Encontro Presencial, verifique sua caixa de mensagem ou email, em caso de dúvida procure a equipe NAVI.

Atividades

As atividades devem ser entregues na segunda-feira de cada semana até o horário de 23:55.
Informe ao seu professor pelo Ambiente Virtual e ao suporte do NAVI.
Entregue sempre pelo Ambiente Virtual. Fique atento ao tipo de atividade solicitada pelo professor, pois cada um tem um modo diferente de realização. Pode ser um envio de arquivo, atividade online, um questionário ou um fórum.
Não. As atividades entregues impressas ou para o email do professor não serão validadas.
Elabore respostas originais de produção própria e cite as referencias dos materiais utilizados para consulta sobre o tema abordado. Você pode fazer consultas de materiais disponíveis na internet, desde que você faça as citações corretamente.
Informe ao seu professor por mensagem no Ambiente Virtual e também ao suporte do NAVI.
A pontuação das atividades fica a critério do professor da disciplina.
Caso você tenha dúvidas sobre a pontuação consulte seu professor por mensagem no Ambiente Virtual e também ao suporte do NAVI para podermos intermediar a solução desta situação.
Verifique no menu Notas do lado esquerdo. La deverá constar a pontuação obtida em cada atividades.
Você receberá a pontuação de acordo com a sua produção nas atividades. Após a entrega, as suas atividades ainda serão corrigidas pelo seu professor para serem pontuadas.
Entre em contato com seu professor por mensagem no Ambiente Virtual. Envie também um email para o suporte NAVI informando esta dificuldade, para que seja feita a intermediação e a solução desta situação.

Avaliação

Você realiza 3 avaliações: NPC1, NPC2 e NAS conforme estabelecido no Regimento Geral da Fibra.
Sim. Mas apenas no NPC1 e NPC2 e valem 4,0 (quatro) pontos em cada avaliação.
As provas presenciais valem 6,0 (seis) pontos e as atividades realizadas no ambiente virtual valem 4,0 (quatro) pontos, totalizando 10,0 (dez) pontos.
Não. As atividades realizadas no ambiente virtual são pontuadas apenas no NPC1 e NPC2.
O NAS vale 10,00 (dez) pontos.
Caso tenha alguma dúvida sobre a correção, você precisa dar entrada no protocolo, com a cópia da prova e a devida justificativa sobre a questão a ser analisada.
Os prazos são de acordo com o calendário acadêmico disponível no Ambiente Virtual
Você tem 30 minutos de tolerância após o horário de inicio da prova. Após a tolerância não será permitido você entrar na sala de realização da prova.
Sim. As provas são presenciais conforme data disponibilizada no calendário.
A informação do horário e local de realização das provas estará disponível no quadro de avisos do NAVI no 1º andar e no Ambiente Virtual, nos blocos Calendário e Calendário Acadêmico NAVI e no banner e seção Novidades da página principal.
Não. Não é permitida a utilização de equipamentos eletrônicos, celulares, boné, chapéu, óculos escuros, o uso de legislação ou qualquer outro tipo de material de consulta.
Não há prova de 2ª chamada, exceto em casos de alunos com doenças infectocontagiosas, acidentes graves com incapacidade física, gestantes, Adventistas do 7º dia, reservistas, Oficial ou Aspirante a Oficial da reserva ou alunos com representação na CONAES - SINAES.
Você deve dar entrada via protocolo solicitando este tipo de atendimento com antecedência.
Se você cursa até 2 (duas) disciplinas no Ambiente Virtual, sim. Caso você curse 3 (três) ou mais, você realizará as suas provas em dois momentos a ser informado pelo NAVI.

Comunicação

Use as ferramentas de interação que o ambiente oferece (chat, fórum, email, mensagens internas, etc.).
Você deve enviar um email para o suporte NAVI informando a dúvida e/ou dificuldade, para intermediar a solução desta situação.
No menu do lado direito da sua sala virtual tem o ícone de mensagens.
No menu do lado esquerdo tem a opção participantes, clique no perfil do professor em seguida da opção enviar mensagem.
No quadro de avisos do NAVI no 1º andar e no Ambiente Virtual, nos blocos Calendário e Calendário Acadêmico NAVI e no banner e seção Novidades da página principal.

Suporte

O NAVI proporciona suporte aos alunos do ambiente virtual em caso de dificuldade de acesso ao ambiente, na entrega das atividades, visualização dos materiais postados pelos professores e interação entre professor e aluno.
Você deve enviar um email para o endereço navi.suporte@fibrapara.edu.br
Caso você não tenha afinidade com recursos tecnológicos, realize a capacitação inicial ofertada pela equipe NAVI.
Se a dificuldade persistir entre em contato com a equipe NAVI presencialmente para receber orientações complementares, para lhe auxiliar na realização das suas atividades.

Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro: Nazaré CEP: 66.040-174.
Fones: (91) 3266-3110 / 3226-5040 / 3223-1506.
E-mail: contato@fibrapara.edu.br