JUSTIFICATIVA

Um enfermeiro conhecedor de todo processo de trabalho que envolve a unidade de centro cirúrgico e sobre a sua atuação dos profissionais  de enfermagem e das equipes que atuam na instrumentação cirúrgica é um diferencial na atualidade,  executando ações relacionada ao conhecimento adquirido na graduação e através de outras formas de conhecimento.

A conhecimento relacionado a Instrumentação cirúrgica é um diferencial na pratica do enfermeiro que atua em centro cirúrgico. Irá auxiliar as necessidades da equipe cirúrgica quanto ao dimensionamento e otimização  dos instrumentais e contribui a gestão de recursos materiais e humanos. Assegurando a proteção do paciente e dos demais profissionais que atuam na unidade.

Contribuir para a segurança do paciente com foco na cirurgia segura são recomendações ouro da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária ( ANVISA) quanto ao controle de materiais (fios, gaze, lâminas, compressas por exemplo), instrumentais (numero, qualidade, esterilização). Portanto, há uma relevância em oferecer conhecimentos e proporcionar condições para práticas mais seguras no momento transoperatório.

OBJETIVO

Capacitar acadêmicos de enfermagem para atuarem de maneira segura  na pratica da Instrumentação cirúrgica e fortalecer a segurança do paciente no período transoperatório.

PUBLICO- ALVO

Acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem

TURMAS

Serão ofertadas 25 vagas para acadêmicos de Enfermagem

CONTEUDO PROGRAMÁTICO

• Legislação aplicada ao Instrumentador Cirúrgico
  • Anatomia e microbiologia na pratica do Instrumentador cirúrgico.
  • Biossegurança: escovação das mãos, paramentação cirúrgica. Central de Material Esterilização.
  • Posicionamento cirúrgico
  • Procedimentos pré cirúrgico e procedimentos pós
  • Tempos cirúrgicos
  • Instrumentais e fios cirúrgicos
  • Suturas e curativos

Data: 27.06.2017

Aula teórica:  8:00- 12:30 horas

Aula prática: 14:00- 18:00 horas

Carga Horária Total 10 horas ( teoria e pratica)

Local: Faculdade Integrada Brasil- Amazônia ( FIBRA)

OBS: com direito a certificação (somente serão certificados os participantes da teoria e da pratica). Não serão permitidas justificativas de ausências em quem não participar dos dois momentos.

8:00-:8:20 Atividade pré teste
8:20- 9:00 Apresentação e introdução a legislação de atuação do Instrumentador  cirúrgico; Anatomia e Princípios na microbiologia
9:00- 10:20 Biossegurança: escovação das mãos, paramentação cirúrgica. Central de Material Esterilização; Posicionamento cirúrgico
10:20-10:40 Intervalo
10:40-12:10 Procedimentos pré cirúrgico e procedimentos pós
Tempos cirúrgicos
Instrumentais e fios cirúrgicos
Suturas e curativos
12:20-12:30 Pós teste
14:00-18:00 Pratica laboratorial
- Escovação cirúrgica das mãos
- Paramentação Cirúrgica (manuseio e uso dos EPI's)
- Instrumentais e preparo de mesa cirúrgica

Alunos que obtiverem maior desempenho no pré e no pós testes irão realizar demonstração na prática no laboratorial .

Serão selecionados 7 acadêmicos para realizarem todas as etapas: escovação, manuseio e uso do EPI (paramentação), preparo de mesa cirúrgica.

Mais informações e Inscrições: 3225-1837 (Secretaria de Pós-Graduação da FIBRA)