Objetivo Geral

Dotar o profissional de conhecimento pleno de competências e habilidades gerais para o exercício profissional com visão generalista, humanista, crítica e reflexiva, compromissado com a qualidade de vida e saúde da população.* Aulas com didáticas nas metodologias ativas.

Habilidades e Competências

Na formação atual do profissional enfermeiro, tem a exigência de formar profissionais críticos e reflexivos em relação aos modelos atuais de atenção a saúde, procurando melhorar as condições de saúde da população. Assim, o curso de enfermagem, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem (BRASIL, 2001), busca por meio dos seus conteúdos curriculares e da prática docente, formar profissionais que atendam ao perfil idealizado.

O enfermeiro a ser formado pela FIBRA será um profissional com formação generalista, humanista, com visão crítica e reflexiva, preparado para coordenar o processo de trabalho e a equipe de enfermagem na região amazônica. Além disso, ele será preparado para cuidar dos indivíduos por meio de intervenções de alcance individual e coletivo, desenvolvidas em diferentes instituições de saúde, indústrias, dentre outras, nas quais planeja, implementa e avalia os cuidados de enfermagem e de saúde voltados aos diversos grupos etários ou áreas de conhecimento. Além destes, a proposta pedagógica do Curso de Enfermagem privilegia a formação do enfermeiro crítico e reflexivo com competência técnico–científico–ético–político social–educativa, capaz de:

Atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana em suas diferentes expressões e fases evolutivas; Incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação e de intervenção profissional; Estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões; Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;Reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde;Reconhecer–se como sujeito no processo de formação de recursos humanos;Dar respostas às especificidades de saúde da região Amazônica através de intervenções planejadas estrategicamente; Comprometer–se com os investimentos voltados à solução de problemas sociais;Comprometer–se com atitudes éticas, com responsabilidade social e com a cidadania visando a promoção integral do ser humano;Sentir–se membro do seu grupo profissional;Reconhecer–se responsável pela coordenação do trabalho da equipe de enfermagem;Identificar fontes, buscar e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional e Buscar sua constante capacitação e atualização.

Áreas de Atuação

A formação do Enfermeiro da FIBRA e diferenciada, conta com práticas de ensino em laboratório, unidade básica de saúde e hospitais conveniados com SUS. Nos últimos semestres do curso, o aluno de Enfermagem faz o Estágio Supervisionado, que é um componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação do desempenho profissional desejado, inerente ao perfil do formando, que visa proporcionar ao aluno formação prática com o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional.

Perfil do Profissional

A formação do enfermeiro, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, busca dotar o profissional de conhecimentos requeridos para o exercício da atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente.

Carga Horária

4.050 horas

Duração

10 semestres (5 anos)

 

Coordenação de Enfermagem

Cinthia Brígida Brito de Moraes

Enfermeira Graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde do Programa de Pós-Graduação Gestão e Saúde na Amazônia (PPGSA) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Linha de Pesquisa: Agravos em Saúde; Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde, Administração Hospitalar (UFPA) e Especialista em Controle de Infecção Hospitalar. Com experiência na área de Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde, Geriatria e Gerontologia, Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA; Prêmios e Títulos Honoríficos recebidos: Menção Honrosa pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará em 2016. Honra ao Mérito pela Universidade do Estado do Pará – UEPA/ 2014; Prêmio Elsimar Coutinho – Sociedade Norte/Nordeste de Reprodução Humana -2004

Diferenciais Enfermagem

  • farmacia-01.jpg
  • farmacia-02.jpg
  • farmacia-03.jpg
  • farmacia-04.jpg
  • farmacia-05.jpg