Enfermagem

Nota Máxima no MEC

Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação Nº 109, de 04 de fevereiro de 2021. Publicada no DOU Nº 25 de 05/02/2021.

Objetivo Geral

O enfermeiro a ser formado pelo Centro Universitário Fibra será um profissional com formação generalista, humanista, com visão crítica e reflexiva, preparado para coordenar o processo de trabalho e a equipe de enfermagem na região amazônica.

Habilidades e Competências

A formação atual do profissional enfermeiro, exige profissionais críticos e reflexivos, tendo como alvo a melhoria das condições de saúde da população. Assim, o curso de enfermagem, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem (BRASIL, 2001), busca por meio dos seus conteúdos curriculares e da prática docente, formar profissionais que atendam ao perfil idealizado.

O enfermeiro a ser formado pela FIBRA será um profissional com formação generalista, humanista, com visão crítica e reflexiva, preparado para coordenar o processo de trabalho e a equipe de enfermagem na região amazônica. Além disso, ele será preparado para cuidar dos indivíduos por meio de intervenções de alcance individual e coletivo, desenvolvidas em diferentes instituições de saúde, indústrias, dentre outras, nas quais planeja, implementa e avalia os cuidados de enfermagem e de saúde voltados aos diversos grupos etários ou áreas de conhecimento. Portanto, a proposta pedagógica do Curso de Enfermagem privilegia a formação do enfermeiro crítico e reflexivo com competência técnico–científico–ético–político social–educativa, capaz de:

atuar profissionalmente, compreendendo a natureza humana em suas diferentes expressões e fases evolutivas; incorporar a ciência/arte do cuidar como instrumento de interpretação e de intervenção profissional; estabelecer novas relações com o contexto social, reconhecendo a estrutura e as formas de organização social, suas transformações e expressões; compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais, reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações; reconhecer as relações de trabalho e sua influência na saúde; reconhecer–se como sujeito no processo de formação de recursos humanos; dar respostas às especificidades de saúde da região Amazônica, através de intervenções planejadas estrategicamente; comprometer–se com os investimentos voltados à solução de problemas sociais; comprometer–se com atitudes éticas, com responsabilidade social e com a cidadania visando a promoção integral do ser humano; sentir–se membro do seu grupo profissional; reconhecer–se responsável pela coordenação do trabalho da equipe de enfermagem; identificar fontes, buscar e produzir conhecimentos para o desenvolvimento da prática profissional e buscar sua constante capacitação e atualização.

Áreas de Atuação

A formação do Enfermeiro da FIBRA é diferenciada. Conta com práticas de ensino em laboratório, unidade básica de saúde e hospitais conveniados com SUS. Nos últimos semestres do curso, o aluno de Enfermagem faz o Estágio Supervisionado, que é um componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação do desempenho profissional desejado, inerente ao perfil do formando, que visa proporcionar ao aluno formação prática com o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à atuação profissional.

Perfil do Profissional

A formação do enfermeiro, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, busca dotar o profissional de conhecimentos requeridos para o exercício da atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração, gerenciamento e educação permanente.

Coordenação

cinthia brigidaCinthia Brígida Brito de Moraes

Enfermeira Graduada pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde do Programa de Pós-Graduação Gestão e Saúde na Amazônia (PPGSA) da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará. Linha de Pesquisa: Agravos em Saúde; Especialista em Gestão dos Serviços de Saúde, Administração Hospitalar (UFPA) e Especialista em Controle de Infecção Hospitalar. Com experiência na área de Gestão e Gerenciamento dos Serviços de Saúde, Geriatria e Gerontologia, Controle de Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA; Prêmios e Títulos Honoríficos recebidos: Menção Honrosa pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará em 2016. Honra ao Mérito pela Universidade do Estado do Pará – UEPA/ 2014; Prêmio Elsimar Coutinho – Sociedade Norte/Nordeste de Reprodução Humana -2004

Diferenciais

  • farmacia-01.jpg
  • farmacia-02.jpg
  • farmacia-03.jpg
  • farmacia-04.jpg
  • farmacia-05.jpg

Nível: Graduação

Carga horária: 4.800h

Duração: 10 semestres (5 anos)

Turno: Manhã

REALIZE A SUA INSCRIÇÃO CLICANDO NO BOTÃO ABAIXO:

Quero me inscrever

manual discente 2017

manual discente 2017

manual discente 2017

©2026 Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda. | Política de privacidade.