TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação Nº 917, de 27 de dezembro de 2018. Publicado no DOU nº 249 de 28/12/2018.

Reconhecido pelo MEC – Portaria Nº 221 de 21/01/2011

Objetiva-se ao egresso do Curso de Geografia um referencial teórico e prático, adquirido e construído a partir da integração e incentivo à investigação científica educacional-ensino-extensão, que o destaque na prática profissional do seu dia a dia. Contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável e consciente dos processos e impactos de construção do espaço geográfico. Pressupõe-se que o egresso do Curso desenvolva as habilidades e competências exigidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, que fazem da reflexão e intervenção na realidade socioambiental uma prática inerente ao ser.

Nesse sentido, o Curso de Geografia, Licenciatura, reafirma e integra ao seu Projeto Pedagógico as competências e habilidades básicas e específicas do profissional da área de Geografia exarado nos Pareceres CNE/CES 492 e 1.363/2001, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Geografia, entre outros, e na Resolução CNE/CES 14/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Geografia; por entender que para o bom desempenho docente, o professor deve dominar os conteúdos científicos da área de conhecimento em que se propõe a atuar, e compõe com o disposto na Resolução CNE/CP 01/2002, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores para a Educação Básica, Licenciatura. Desta forma, amplia as competências e habilidades de caráter específico de sua área de formação agregando aquelas do conhecimento pedagógico.

O Licenciado em Geografia pela FIBRA deve reunir as competências e habilidades necessárias ao exercício do magistério na Educação Básica, na sua área de conhecimento, apresentando um comportamento baseado no processo de construção, apropriação e mobilização de saberes, contribuindo no desenvolvimento das dimensões cognitivas, motoras e atitudinais dos alunos sob sua responsabilidade e colaborando com a implantação e implementação nas redes de ensinos, de projetos pedagógicos, oriundo da construção coletiva e que privilegiem o aconselhamento curricular flexível articulado de situações-meio, pedagogicamente concebidos e organizados para promover aprendizagens profissionais significativas.

Para o exercício de seu trabalho deve compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da geografia; bem como dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.

Atendidas estas exigências básicas e com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de atuação (magistério).

O egresso do Curso de Graduação em Geografia da FIBRA tem uma formação humanista, crítica e reflexiva. É um profissional qualificado para o exercício da profissão, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos, capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da geografia, com ênfase na sua região de atuação: Belém/Pará.

O egresso também estará capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania e com a educação ambiental, propondo soluções, acompanhando e participando do desenvolvimento da Ciência Geográfica, constituindo-se em agente de transformação da sociedade.

Para a consecução do perfil do egresso, o Curso de Graduação em Geografia da FIBRA estimula o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao conhecimento pedagógico, competências e habilidades comuns aos professores da Educação Básica, assim como competências e habilidades gerais e específicos do Licenciado em Geografia.

Objetivo Geral do Curso

O curso possui como objetivo formar professores licenciados em Geografia para atuar na Educação Básica, com sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Geografia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento geográfico em saber escolar. Profissionais que em sua atuação, primarão pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, de modo a atender, particularmente as necessidades do Município de Belém e do Estado do Pará.

Áreas de Atuação

O Licenciado em Geografia será o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos ao Ensino de Geografia. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Geografia, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento geográfico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza, ainda, investigações científicas em Ensino de Geografia, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Carga horário do curso

O Curso de Geografia, Licenciatura, da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA, foi autorizado pela Portaria Nº 2.776, de 6 de setembro de 2004, reconhecido pelo MEC pela Portaria N° 211, de 19 de janeiro de 2011 e renovado o reconhecimento pelo MEC pela Portaria Nº 279, de 04 de julho de 2016.

Em conformidade com a Resolução Resolução CNE/CP nº 02/2015, a carga horária horária total do Curso é de 3.880 horas, em horas de 50 minutos e de 3.233 horas de 60 minutos e o tempo mínimo de integralização é de 08 semestres e o máximo é de 14 (quatorze) semestres, após a conclusão do Estágio e de aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Habilidades e Competências

São competências e habilidades gerais do Licenciado em Geografia:

  • Compreender os elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia;
  • Dominar e aprimorar as abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico;
  • Identificar e explicar a dimensão geográfica presente nas diversas manifestações do conhecimento;
  • Propor e elaborar projetos de investigação científica e projetos de extensão no âmbito da área de atuação da Geografia;
  • Aplicar metodologia cientifica na realização de atividades de planejar, executar e avaliar o processo ensino- aprendizagem;
  • Reconhecer as diferentes escalas de ocorrência e manifestação de fatos, fenômenos e eventos geográficos;
  • Exercer atividades do magistério, elaboração e coordenação de projeto e consultorias na área de educação geográfica;
  • Avaliar a utilização dos recursos naturais, bem como os impactos socioambientais, decorrentes do manejo desses recursos;
  • Ter domínio dos conteúdos e seus significados nos diferentes contextos da sociedade, assim como saber agir e articular os conhecimentos de maneira interdisciplinar;
  • Utilizar e fomentar o uso de novas tecnologias no processo ensino-aprendizagem;
  • Apresentar condições de fomentar a criatividade e produzir individual e coletivamente, sempre para o bem público, uma educação de qualidade, comprometendo-se com os valores estéticos, políticos e éticos inspiradores de uma sociedade democrática;
  • Utilizar os recursos da informática;
  • Trabalhar de maneira integrada e contributiva em equipes multidisciplinares.
  • Identificar, descrever, compreender, analisar e representar os sistemas naturais:
  • Identificar, descrever, analisar, compreender e explicar as diferentes práticas e concepções concernentes ao processo de produção do espaço;
  • Selecionar a linguagem científica mais adequada para tratar a informação geográfica, considerando suas características e o problema proposto;
  • Avaliar representações ou tratamentos, gráficos;
  • Dominar os conteúdos básicos, objeto de aprendizagem nos níveis fundamental e médio;

Organizar o conhecimento espacial adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em geografia nos diferentes níveis de ensino.

Turnos

Tarde e Noite

Investimento

Mensalidade: R$ 521,00

  • Para pagamento até o vencimento (*) R$ 395,00
  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais), alunos egressos (Graduação), transferências e Portadores de Nota do Enem tem descontos diferenciados, consulte-nos para mais informações

(*) Até o dia 10 de cada mês

Coordenação

Antônio Sérgio Saraiva Silva Júnior

Possui graduação em Geografia Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2002) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é Coordenador e Professor do Curso de Geografia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA. É Professor na- Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia do Turismo e Ensino de Geografia atuando principalmente nos seguintes temas: espaço geográfico, fluxos, renovação urbana, fixos e segregação sócio-espacial, turismo e ensino de geografia.

© 2019 Faculdade Integrada Brasil Amazônia.