Em comemoração à Semana Mundial da Amamentação, a Fibra realizou na última sexta-feira,03,uma palestra, com objetivo de incentivar a importância do aleitamento materno para combater a fome e promover saúde da criança. O evento reuniu alunos do curso de nutrição e enfermagem, docentes, além de profissionais da área da saúde.

A programação foi em parceria da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), e contou com a presença da coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, Selma Alves, que falou sobre a importância do aleitamento materno na vida da criança, além do ato da mamada livre. “A mãe pode amamentar seu filho a qualquer hora e espaço.Por isso, temos desmitificar a proibição da mamada em espaço público”, alertou.

Durante o evento, os alunos tiveram a palestra da Nutricionista, Luísa Margareth, em que debateu as vantagens da amamentação e perigos do aleitamento artificial. Ela destacou o cuidado da mãe e dos profissionais da área da saúde para amamentação dentro da primeira meia hora após o parto.

Além disso, assuntos como alimentação até os dois anos da criança, vínculo entre mãe e filho durante o aleitamento materno e o ato da doação do leite foram alguns dos tópicos analisados. Na ocasião, os alunos realizaram perguntas aos profissionais.

Estavam presentes no evento, Yonah Figueira, coordenadora do curso de Nutrição da Fibra; Gabriela Oliveira, coordenadora Estadual da Saúde da Mulher da Sespa; Luisa Margareth, Nutricionista; Selma Alves, coordenadora de Saúde da Criança da Sespa, e Jaqueline Bogo, Projeto Missão Mais Puro Leite da Assembleia de Deus.