Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn – Seção Pará, em parceria com a Faculdade Integrada Brasil Amazônia – Fibra, realizaram curso de Pesquisa Metodológica,  ministrado pela professora Dra.Elisabeth Texeira. O evento foi realizado nos dias 02 e 03 de agosto, e contou com participação de alunos de enfermagem, além de profissionais da saúde.

O objetivo do curso foi repassar aos participantes o passo a passo da realização da pesquisa metodológica, como produzir as tecnologias, validar e aplicar.  De acordo com Elisabeth Texeira, a pesquisa é importante, uma vez que auxilia trabalho de conclusão de curso, residência, mestrado doutorado e dentre outros.

No decorrer da palestra, a professora destacou algumas tecnologias educacionais, gerenciais e assistenciais, que podem ser utilizadas no processo de cuidado da enfermagem, ou consultas familiar, como por exemplo, o uso do jogo do tabuleiro, histórias em quadrinhos, músicas e o audiovisual para práticas educativas. “Essas tecnologias são importantes, mas não podemos substituir a interação com o paciente, principalmente em humanizar o atendimento”, frisou.

Além disso, tópico sobre avaliação das tecnologias educacionais, a coleta de dados e análise dados da pesquisa foi colocada em prática durante os dias de curso, onde teve pergunta dos alunos.

Regina Coeli, Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Seção Pará, agradeceu a parceria com a Fibra. “Que possamos realizar mais cursos e agregar mais conhecimento para profissionais da área da saúde", finalizou.