Resolução

RES.156/2009

Criar, no âmbito da IES, espaço plural e multidisciplinar de ensino, pesquisa e extensão em torno da temática de Direitos Humanos.

Objetivos Específicos:

• Analisar criticamente as teorias e métodos dos Direitos Humanos;
  • Produzir conhecimento teórico e empírico, a partir das experiências dos participantes, diante de sua atuação profissional na área de Direitos Humanos;
  • Identificar os elementos que congregam Estado, Direitos Humanos e Sociedade Civil;
  • Estudar a participação da sociedade em defesa dos Direitos Humanos;
  • Reconhecer a importância da análise transversal em torno dos Direitos Humanos;
  • Desenvolver instrumentos de defesa e de promoção dos Direitos Humanos, a partir do conhecimento científico;
  • Analisar de forma crítica a legislação vigente e as políticas públicas em prol dos Direitos Humanos;
  • Conhecer tópicos específicos e relevantes da área de Direitos Humanos e sua relação com o contexto da Amazônia

Público alvo

Possui caráter interdisciplinar envolvendo: Bacharéis em Direito, Serviço Social, Psicologia e Ciências Sociais.

Duração do curso

16 MESES (*)

(*) Disciplinas: 13 meses
Trabalho de conclusão: 03 meses

40 vagas

• Documentos: (Original e cópia)
  • Uma foto 3X4

• Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais) e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações.

Denominação da disciplina
01 Metodologia da pesquisa científica
02 Fundamentos Sociológicos e Filosóficos dos Direitos Humanos
03 Teoria Geral dos Direitos Humanos
04 Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos
05 O TPI e a Corte Internacional de Justiça: um olhar a partir de casos concretos
06 Diversidade Cultural e Direitos Humanos
07 Políticas Públicas para os Direitos Humanos
08 Direitos Humanos e a Constituição Brasileira de 1988
09 Mecanismos processuais de defesa dos Direitos Humanos individuais e sociais
10 Política Criminal, Direito Penal e Direitos Humanos
11 Direitos Humanos e Questão Agro-Ambiental
12 Rede de Atendimento às Vítimas de Violação aos Direitos Humanos
13 Seminários em Direitos Humanos

gabriel lagesAdriana de Aviz

Doutoranda em Direito (UBA 2015). Mestrado em Sociologia Geral (UFPa, 2002). Graduação em Ciências Sociais, ênfase em Antropologia (UFPa, 1998) e Direito Bacharelado (FABEL,2012). Coordenação da Esp. em Dir. Humanos (2016), FIBRA. Pesquisador Associado do Projeto RENAS/Museu Paraense Emilio Goeldi/MPEG, integrando o projeto de pesquisa RENAS, Fase III e seus desdobramentos. Exerce atividades de Docência (graduação e pós-graduação) na FIBRA, FABEL, UFRA (PARFOR) e UFPA (PARFOR). Prestou Consultoria Técnico-Científica para o Museu Goeldi.