O Curso objetiva especializar o profissional nas áreas da História, da Geografia, Educação e Sociologia da Amazônia, assim como o aprimorar saberes e fazeres relacionados ao planejar atividades pedagógicas voltadas para as novas exigências do ensino e de acordo com as novas diretrizes curriculares nacionais para a educação básica.

O curso visa suplementar e aprofundar o conhecimento da História e Cultura da Amazônia para professores e quaisquer graduados interessados nesta temática. Assim como busca formar e capacitar gestores e professores na área das Ciências Sociais. Nesse sentido, instiga o estudo e a divulgação do conhecimento a partir de duas linhas de estudos Cultura, Trabalho e Etnicidade baseiam-se na diversidade social, étnica e cultural do povo na Amazônia; e na História e Natureza tendo como foco central a relação entre a sociedade e a biodiversidade da natureza local.

Bacharéis e licenciados em História, Geografia, Letras, Ciência da Educação, Turismo, Ciências Sociais e demais graduados interessados no tema.

14 MESES (*)

(*) Disciplinas: 12 meses
Trabalho de conclusão: 02 meses

40 vagas

Documentos: (Original e cópia)

• Uma foto 3X4

Mensalidade sem desconto: R$ 360,00

• Para pagamento até o vencimento (*) R$: 280,00
  • Para ex-alunos da Fibra (Graduação e Pós-Graduação) com pagamento até o vencimento (*) R$ 180,00

01 METODOLOGIA DA PESQUISA
02 AMAZÔNIA E HISTORIOGRAFIAS
03 AMAZONIA I AMAZONIA PRÉ-COLOMBIANA
04 AMAZÔNIA IIAMAZÔNIA COLONIAL: da ocupação portuguesa à luta por novas identidades.
05 GEOGRAFIA DA AMAZÔNIA
06 AMAZONIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
07 MANIFESTAÇÕES CULTURAIS E PATRIMÔNIOS DA AMAZÔNIA
08 AMAZONIA TRABALHO, CULTURA E ETNICIDADE
09 AMAZÔNIA, CIDADE E ARQUITETURA
10 IDENTIDADE E CULTURA DA AMAZÔNIA
11 LITERATURAS AMAZÔNIDAS: LINGUAGENS, ESPAÇOS E SABERES
12 AMAZÔNIA, ENSINO E DIÁLOGO INTERDISCIPLINARES

alik araujoAlik Nascimento de Araújo

Doutoranda em Antropologia no curso de Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Pará, mestra em História Social da Amazônia pela mesma instituiçao. Possui pós-graduação em Educação para relações Étnicorraciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, é graduada em História, Bacharelado e Licenciatura, também pela Universidade Federal do Pará. Suas pesquisas são voltadas a área de História da Amazônia colonial (Século XVIII), relações etnorraciais, populações indígenas e quilombos contemporâneos.