Permitir que docentes do ensino fundamental, médio e superior, das áreas de Ciências Humanas, e profissionais das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, tenham a oportunidade de realizar a atualização de conhecimentos e de se aperfeiçoar profissionalmente.

Objetivos específicos

• Possibilitar estudos sistematizados, atualizados no campo da História Contemporânea, aprofundando os conhecimentos dos pós-graduandos.
  • Estimular os pós-graduandos a reflexões nas práticas didáticas em geral e da História Contemporânea em particular, tendo em vista sua aplicação para a docência.
  • Proporcionar a elaboração de monografias que contribuam para repensar aspectos da História Mundial em articulação com as realidades brasileira e amazônica.
  • Estimular os pós-graduandos a produzirem pesquisa que repensem as práticas de ensino da História Contemporânea no ensino de História nos níveis Fundamental e Médio.

Licenciados plenos e bacharéis interessados pela temática.

16 meses (*)
(*) Disciplinas 13 meses
Trabalho de conclusão 03 meses

40 Vagas

• Documentos: (Original e cópia)
  • Uma foto 3X4

• Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais) e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações.

01 Metodologia de pesquisa
02 As experiências revolucionárias – séculos XVII ao XX
03 Imperialismo e conflitos mundiais no século XX
04 Ciência, tecnologia e poder na formação do mundo contemporâneo
05 Liberalismo e dirigismo
06 Guerra Fria e descolonizações
07 Modernidade, pós-modernidade e cultura de massa
08 Questão oriental e conflitos no oriente médio
09 Desenvolvimento econômico, sustentabilidade e meio ambiente
10 Contemporaneidades asiáticas e africanas
11 América contemporânea
12 Globalização e identidades locais
13 Pesquisa em História Contemporânea para o ensino e extensão

Aldo César Figueira Sampaio

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1998) e mestrado em Planejamento do Desenvolvimento - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (2002). Atualmente é professor da Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Tem experiência como professor de ensino superior de História.