ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Objetivo

O principal objetivo que norteia a proposição deste curso de pós-graduação, que envolve processos e práticas de ensino-aprendizagem, é o de atender às demandas sociais urgentes ao processo de ensino, neste caso específico o de língua portuguesa e suas práticas literárias. É inquietante o discurso que circula e se legitima por parte de alguns professores, linguistas, literários, pesquisadores da educação, alunos e outros profissionais sobre questões referentes ao artificialismo com que as aulas de língua portuguesa são promovidas. Algumas práticas escolares reforçam o imaginário de que ensinar língua é ensinar gramática, logo desconhecer as regras gramaticais implica em não saber o português. Nesse viés discursivo, não há espaço reconhecível para o ensino de literatura, tampouco conteúdos que contemplem a formação de leitores. Isso pode ser fruto do sério descompasso entre os avanços da ciência linguística, literária e educacional e as práticas tradicionalistas de ensino de línguas centradas em questões gramaticais.

Público-alvo

Profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Letras e/ou Linguística, licenciados ou bacharéis, ou graduados em qualquer área com conhecimento comprovado e/ou atuantes na área educacional, que tenham interesse em refletir, discutir e ampliar seus conhecimentos sobre práticas de ensino-aprendizagem de línguas e suas literaturas, bem como das demais áreas que envolvam práticas de ensino-aprendizagem.

Carga horária

540 horas

Duração

18 MESES (*)
 
(*) Disciplinas: 13 meses
Trabalho de conclusão: 03 meses

Nº de vagas

40 vagas

Inscrições

Local: secretaria da Pós-Graduação

Documentos: (Original e cópia)

  • Diploma de graduação
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência.

Uma foto 3X4

Investimento

Taxa de inscrição R$ 80,00

Mensalidade: R$ 390,00

  • Para pagamento até o vencimento (*) R$ 290,00
  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais) e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações.

(*) Até o dia 10 de cada mês

Matriz

Disciplinas
01 História da educação e políticas linguísticas e literárias
02 Memórias e práticas escolares: o livro didático
03 Mídias digitais e as novas tecnologias educacionais para o ensino de línguas
04 Práticas de letramento e o ensino de línguas: leitura e escrita como práticas sociais
05 Análise do discurso e as práticas de ensino-aprendizagem
06 História da literatura e crítica literária
07 Literatura e estudos culturais
08 Literatura e ensino
09 A variação linguística: história, cultura e sociedade
10 Ensino-aprendizagem da leitura
11 Literaturas africanas em língua portuguesa: confluências históricas, culturais e políticas
12 Gêneros textuais e ensino
13 Literatura amazônica e suas interfaces
14 Literatura infanto-juvenil e seus diferentes contextos de ensino
15 A dimensão discursiva da linguagem: o trabalho com textos

aline rodriguesAline Batista Rodrigues

Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2007), Especialização em Ensino-Aprendizagem da Língua Portuguesa (2009) e Mestrado em Linguística, na área de concentração Ensino-Aprendizagem de Línguas pela Universidade Federal do Pará (2012). Cursa Doutorado em letras na Universidade Federal do Pará (2016). Atualmente é Professora concursada pela Prefeitura Municipal de Belém, além de atuar na docência superior na Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA), no curso de Letras e Serviço Social. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de línguas; práticas de leitura; relações de poder; escrita- reescrita e práticas discursivas.

© 2018 Faculdade Integrada Brasil Amazônia.