Apresentação

Esta coletânea de artigos contempla a sociedade acadêmica com mais uma publicação de resultados de atividades desenvolvidas pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA, no âmbito da Extensão Universitária. Os relatos dos projetos aqui apresentados constituem os objetivos desta edição e dizem respeito a ações empreendidas nos anos de 2013 e 2014, dando mostra dos feitos e efeitos benéficos aos assistidos e da intenção de a Faculdade interagir academicamente com a população em geral, em função de seus compromissos sociais definidos.

São sete os artigos em pauta: “A FIBRA vai à Escola e a Escola vai à FIBRA: uma experiência em nível de extensão para estabelecer relações entre ensino e pesquisa”; “Porque hoje é sábado”; “Conceitos e preconceitos sobre o bairro do Guamá: educação”; “Ler aprendendo a produzir texto”; “Espaço de convivência lúdica brinquedoteca FIBRA: um olhar sobre o brincar e a criança”; “Ação solidária a catadores de resíduos sólidos”; e “Atenção farmacêutica à população de municípios paraense como estratégia de prevenção do diabetes, hipertensão arterial e da doença renal crônica”. Desses artigos, cinco mantêm o mesmo nome do projeto.

Coordenado pela Profª Lucidéa Santos, o artigo “A FIBRA vai à Escola e a Escola vai à FIBRA: uma experiência em nível de extensão para estabelecer relações entre ensino e pesquisa” teve como objetivo apresentar os estudos relacionados à atuação dos professores de escolas públicas estaduais. Ressalta a professora que um ponto que chamou muita sua atenção, logo nos primeiros contatos que teve com os docentes de escolas públicas, população-alvo do projeto, foi a informação de que não constam conteúdos de História e Geografia na programação curricular de algumas escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental de Belém, bem como a de que a razão para isso se deve ao fato de os professores receberem orientações superiores para privilegiar os conteúdos de Português e de Matemática em razão da preparação dos alunos para a “Prova Brasil” e a “Provinha Brasil”. O artigo refere as várias oficinas pedagógicas realizadas sobre temas diversificados: planejamento de ensino anual; construção de mapas de conteúdos integrados; estratégias para o ensino da História e da Geografia de Belém de modo a aprimorar da leitura e da escrita dos alunos; e adoecimento e saúde do professor. Os participantes avaliaram as ações do projeto como bastante positivas e participaram efetivamente, muito embora tenha sido muito difícil encontrarem tempo disponível para realizá-las.

O artigo “Porque hoje é sábado”, coordenado pela Profª. Guilhermina Pereira, teve o propósito de relatar os eventos acadêmico-culturais programados para serem realizados na FIBRA, somente aos sábados, fazendo jus ao nome que lhe fora atribuído. Diz das atividades levadas a efeito, que procuraram exercer a articulação da instituição com a sociedade, numa abordagem em que, também, seus alunos e professores participassem de um processo político-educacional, ampliando seu campo de visão acadêmico-cultural por meio de leituras diversificadas da realidade artístico e social. Nesse sentido, o artigo registra um número significativo de eventos realizados, como palestras, peças teatrais e apresentações lítero-musicais. Não deixa de ressaltar o artigo que o projeto “Porque hoje é sábado” deu ensejo a que, em outros dias da semana, também fossem realizados eventos acadêmicos-culturais, o que propiciou surgir novo projeto, com a denominação “Espaço Cultural”.

O Prof. Glauco Rivelino Ferreira de Araújo apresenta em seu artigo novos resultados do projeto “Conceito e Preconceito no bairro no/do Guamá reconstruindo significados e percepções”, cujo início se deu em 2012, no âmbito do Curso de Geografia da FIBRA. Esse projeto contou com a participação de discentes do curso de licenciatura em Geografia e História, e teve como princípio fundante a interdisciplinaridade, dado que se trata da análise e contribuições sobre o espaço real, que, por natureza, é complexo. O artigo “Conceito e Preconceito no bairro no/do Guamá: educação” ressalta as visões e concepções; além disso, os conceitos e preconceitos que a sociedade belenense tem do bairro do Guamá; apresenta a metodologia de trabalho, que consistiu em levantamentos bibliográficos, reuniões e debates entre professores e alunos envolvidos, pesquisa de campo, levantamento fotográfico, tratamento dos dados obtidos; as atividades desenvolvidas; e os resultados alcançados.

Em “Ler aprendendo a produzir texto”, a Profª Célia Maria Coêlho Brito, coordenadora do projeto “Língua Portuguesa e Inclusão Social”, cujo objetivo foi promover a democratização do ensino da leitura e produção de textos em língua portuguesa a alunos do ensino médio de escolas públicas, relata mais um momento das ações empreendidas na trajetória dessa atividade de extensão, haja vista esse projeto ter iniciado em 2012. No período de 2013 e 2014, deu-se continuidade à aplicação de encaminhamentos teórico-metodológicos que alia a leitura à produção de textos e vice-versa, com respaldo em preceitos interacionista da linguagem, considerando-se, portanto, para esse fim, que as realizações linguísticas são fruto de escolhas feitas para incursões interlocutivas. Como ilustração das ações empreendidas, o artigo aponta passos dados na condução da leitura com vistas ao aprendizado da produção de texto, lançando mão de um dos textos trabalhados no projeto, com o propósito de apresentar possíveis orientações de se promover a leitura comprometida com a produção de texto.

O artigo “Espaço de convivência lúdica brinquedoteca FIBRA: um olhar sobre o brincar e a criança” discorre sobre as ações do projeto de extensão de mesmo nome desenvolvido na Brinquedoteca da FIBRA, que é um laboratório de aprendizagem do Curso de Pedagogia. Assim, apresenta os objetivos do projeto, considerações embasadas em teóricos sobre o lúdico e as características e funcionamento do espaço bem como relata sobre as atividades do projeto desenvolvidas ano de 2014.

Sabendo a capacidade que o educador social tem para desenvolver ações que minimizem o problema da exclusão social, a Profª Giovana Cristina Pantoja de Souza submeteu à FIBRA o projeto de extensão universitária “Ação solidária a Catadores de lixo”, com vistas a interagir com catadores de lixo na tentativa de lhes promover melhoria da qualidade de vida no trabalho, elevar sua autoestima e desenvolver práticas necessárias para sua interação na sociedade. O artigo aqui apresentado, cujo nome se identifica ao do projeto, propõe dizer da metodologia adotada no projeto, das atividades levadas a efeito, da intenção de propor momentos de reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelos catadores, das dificuldades de participação dos envolvidos e dos resultados obtidos.

O artigo “Atenção Farmacêutica à População de Municípios Paraense como Estratégia de Prevenção do Diabetes, Hipertensão Arterial e da Doença Renal Crônica”, de autoria do Prof. Christian Neri Lameira, traz o mesmo nome do projeto de extensão desenvolvido. Trata da necessidade da atenção farmacêutica no processo de cura ou manutenção da saúde, considerando-se que, sem a qual, o paciente pode ser acometido de transtornos que podem até mesmo evoluir ao óbito, bem como da importância de esclarecer o paciente disso, pois, muitas vezes, deixa de procurar o tratamento, por não estar diagnosticado. O artigo, assim, expõe o objetivo do projeto, que é o de prestar atenção farmacêutica visando à prevenção do diabetes, da hipertensão arterial e da doença renal crônica; a metodologia aplicada, que recorreu ao uso de ficha de registro dos parâmetros clínicos da fase de rastreamento da RDC, obtidos por meio do teste glicêmico e da medicação da pressão arterial, para possivelmente saber se o entrevistado apresentava alguma patologia ou possuía risco de desenvolvê-la; o público-alvo, que são moradores das comunidades de Vila dos Cabanos (Barcarena/PA) e ilha de Maiandeua (Maracanã/PA); a relação  das doenças crônicas que mais acometem a população, tais como: diabetes, hipertensão e doença renal crônica; e a conclusão, que diz da orientação prestada à comunidade quanto à prevenção das patologias ou mesmo do controle da sua evolução, que foi de grande aceitação por parte de todos.

Com os registros aqui feitos, deixa-se patente que não tem sido em vão o empenho da FIBRA em promover a Extensão Universitária, efetivando o compromisso traçado de sua missão educadora como instituição que interage com a sociedade para interferir e interceder em prol da melhoria da sua população.

Célia Maria Coêlho Brito