Apresentação

O Centro Universitário Fibra (Belém, Pará) por intermédio da Coordenadoria de Investigação Científica, apresenta à sociedade acadêmica mais uma publicação de seu fazer científico. Trata-se do livro “Investigação Científica Fibra: Serviço Social”, que traz em seu bojo produções de professores do Curso de Serviço Social, no âmbito de seu campo deestudo.

O referido curso, desde o ano de 2017, tem submetido projetos de investigação científica inseridos na linha de investigação “Responsabilidade Social e Cultural”, envolvendo temáticas que contemplam problemas atinentes a políticas sociais em área quilombola, em centro de atendimento de alunos e famílias da educação especial, em cooperativa de trabalhadores de coleta de lixo,bem como à medicina popular afro-amazônica, à educação ambiental, à garantia de benefícios sociais a idosos; a estudo sobre práticas de religiosidade popular; e a políticas sociais acerca do refúgio à luz dos Direitos humanos.

Computam-se, até o ano de 2022,8 (oito) projetos concluídos; (2) em vigência; e (3) aprovados para iniciarem no segundo semestre do referido ano.
Os projetos concluídos são: (1)“A organização dos trabalhadores de coleta seletiva na Cooperativa Filhos do Sol, em Belém do Pará: um olhar do Serviço Social”; (2) “Percepção do manejo de resíduos sólidos na Faculdade Integrada Brasil Amazônia nos cursos de Serviço Social e Geografia”; (3) “Limites e possibilidades no atendimento de alunos com deficiência na rede de serviços do município de Belém (PA): um estudo a partir do Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel de Lima Mendes”; (4) O perfil das famílias da Educação Especial no município de Belém: um estudo para o Serviço Social”; (5) “As políticas públicas de inclusão social na comunidade quilombola do Abacatal Ananindeua (PA)”; (6) “A relação entre trabalho e renda de famílias da educação especial no município de Belém:um debate para o Serviço Social?”; (7) “As práticas de medicina popular afro-amazônica”; e (8); “Demandas, atendimentos e encaminhamentos: um estudo do Serviço Social sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral da família (PAIF) no centro de referência de assistência social (CRAS) Mosqueiro”.

Em vigências estão os projetos: (1) “O perfil das famílias acompanhadas pelo serviço de Proteção e Atendimento Integral da Família (PAIF)em Belém: experiência de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)”; e (2) “As práticas curativas de medicina popular durante a pandemia de COVID--19 na Amazônia”.

Os projetos já aprovadose prestes a iniciar são: (1) “Benefício de prestação continuada: quem são os velhos e “deficientes” do Serviço deProteção e Atendimento Integral à Família em um Centro de Referência de AssistênciaSocial, em Belém (PA)? (2) “O sagrado na Psicologia: um estudo sobre práticas de religiosidade popular em Belém do Pará”;e (3) “Direitos humanos e refúgio: a realidade dos refugiados da etnia Warao em Belém (PA).
Compõem este livro 4 (quatro) artigos. Todos apontam aspectos regionais que merecem especial atenção do poder público.

O artigo “Serviço Social na Educação Especial do município de Belém: estudo sobre o perfil das famílias atendidas no Núcleo de Avaliação Educacional Especializada (NAEE)“ é produto deum projeto de investigação científica realizado no Centro Universitário Fibra,coordenado pela Profª Núbia Cristina Assunção Miranda. Tem comocoautores os alunos de iniciação científica Isabele Cristine Silva Souza;Jéssica Natasha de Souza Borges;Patrícia Sampaio Silva; e Susinei Ferreira Celso. Fundamentado em teóricos elegislações, procura o artigo compreender os tipos de famílias, os benefícios socioassistenciais, a renda familiar e a condição de habitação de 600 famílias atendidas no NAEE, no período de 2014 a 2017.

A Profª Michele Lima de Souza é a autora do artigo “Cooperativismo e Serviço Social: a organização dos/as trabalhadores/as de coleta seletiva na cooperativa filhos do sol em Belém do Pará”,o qualcontou com a participação dos alunos de iniciação científica Bárbara Pereira Brito;Cintia de Cássia Pantoja Rodrigues dos Santos;Diana Andrade de Lacerda; e Plínio André Andrade da Silva.Embasa-se o artigo no projeto de investigação científicarealizado em 2017, no Centro Universitário Fibra. Discorre sobre a natureza do estudo e mostra que políticas públicas visando ao trabalho, à saúde e à educação, em cooperativas populares de coleta seletiva, precisam urgentemente ser adotadas pelo poder governamental, tendo em vista a garantia do cuidado com o meio ambiente e da geração de renda às pessoas no setor envolvidas.

O artigo “Trabalho, renda e educação especial no município de Belém: um debate para o Serviço Social?” é de autoria, também, da Profª Núbia Cristina Assunção Miranda e tem a coautoriados alunos de iniciação cientifica Jady Rodrigues Maués Cardoso; e Susinei Ferreira Celso.Traz resultados da pesquisa desenvolvida no Centro Universitário Fibra sobre a atuação do Serviço Social frente ao trabalho formal etrabalho informal na educação especial,em Belém (PA). Na abordagem do tema, segue teóricos como Albuquerque Júnior (2012); Sabino (s/d); Antunes (2007); Amaral; Vieira (2008); e a Constituição Federal (1988).Expõe o tipo de pesquisa realizada, os procedimentos de análise adotados sobre a condição de vida das famílias atendidas na educação especial,buscando ver se os direitos básicos lhes são garantidos,no que se refere ao trabalho e à renda.

“Serviço Social e educação especial: limites e possibilidades na rede de serviços em Belém do Pará” é outro artigo de autoria da Profª Michele Lima de Souza, com a contribuição, agora, dos alunos de iniciação científicaCarla Alessandra Pereira da Silva Negidio;Deborah Augusta de Castro Gomes;e Plínio André Andrade da Silva.Discorre sobre o atendimento de alunoscom deficiência e os encaminhamentos para a rede de serviços realizados no Centro de Referência e Inclusão Educacional “Gabriel Lima Mendes” (CRIE). Informa sobre a natureza da pesquisa feita, quanto ao método adotado para a coleta de dados, e sobre os pressupostos teóricos seguido.Apresenta as conclusões a que chega,atentando para os limites e possibilidades da educação especial dealunos da rede municipal realizado no CRIE econsiderandoser preciso o poder público atuarmais intensivamente, no sentido de proporcionar infraestrutura condigna para a melhoria da assistência prestada ao aluno deficiente.

O Centro Universitário Fibra reconhece a importância dos artigos neste livro publicados, pela relevância social de suas temáticase seriedade como estas são tratadas, revelando,mais uma vez,produtos satisfatórios da investigação científica que a Instituição realiza em cumprimento de sua missão acadêmica e social.

 Célia Maria Coêlho Brito
Coordenadora da Coordenadoria de Investigação Científica