Informações do curso
OBJETIVO
Ampliar o conhecimento do profissional/citologista quanto ao uso da nova diretriz para o rastreio do câncer do colo uterino, e a caracterização e identificação microscópica de atipias celulares, lesões de baixo e alto grau, assim como, carcinomas e adenocarcinomas do colo do útero.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender a escolha da população alvo para o exame de PCCU e a orientação de seguimento de acordo com o resultado do teste de HPV.
- Relacionar o Teste de HPV com a Citologia Reflexa.
- Discutir diagnóstico diferencial entre lesões reativas/atípicas e lesões de baixo e alto grau.
- Interpretar características específicas em lesões malignas do colo do útero.
- Reforçar o uso da nomenclatura de BETHESDA para laudos citológicos do exame de PCCU.
PÚBLICO-ALVO
Biomédicos e Farmacêuticos especialistas com certificação em citopatologia.
PERÍODICIDADE
Duas sextas-feiras e dois sábados ao mês.
Horários
- 14h às 18h / 18h às 22h (sexta-feira)
- 8h às 12h / 13h às 17h (sábado)
CARGA HORÁRIA
180 horas
DURAÇÃO
06 Meses
MATRIZ
|
MÓDULO |
DISCIPLINA |
CH |
|
01 |
Diretrizes 2025/teste de DNA/regras coleta/arquivamento amostras (Módulo teórico) |
30 |
|
02 |
Citologia dentro dos limites da normalidade (módulo 100%prático) |
30 |
|
03 |
Atipias(Asc-us/Asc-h) Displasias(Lsil/Hsil) (módulo 100%prático) |
30 |
|
04 |
Atipias AGUS/Adeno “in situ” (módulo 100%prático) |
30 |
|
05 |
Malignidade tecido Escamoso (módulo 100%prático) |
30 |
|
06 |
Malignidade tecido Glandular (módulo 100%prático) |
30 |
INSCRIÇÕES
Local: Secretaria da Pós-graduação
DOCUMENTOS: (ORIGINAL E CÓPIA)
- Diploma de graduação
- CPF
- RG
- Comprovante de residência
- Certificado de Pós-Graduação em Citopatologia
INSCRIÇÕES ON-LINE
https://sistema.fibrapara.edu.br/fibra/inscricaopos/pre_inscricao/
MINISTRANTES
Prof. MSc. Célio Amoêdo de Melo
Possui Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1999), Especialização em Citologia Clínica pelo Centro de Ensino Superior do Pará - CESUPA (2000), Mestrado em Análises Clínicas pela UFPA (2021) e atualmente é Delegado na Região Norte pela Sociedade Brasileira de Citologia Clínica (SBCC-PA). Na docência, atuou como: Professor Visitante da Escola Técnica do SUS Dr. Manoel Ayres - ETSUS (2019); Professor de Citopatologia da UNIESAMAZ (2022) . Sob esse mesmo vínculo, atua nos Cursos de Graduação em Biomedicina e Pós-Graduação em Cursos de Especialização (Nível Lato-Sensu) do Centro Universitário FIBRA, além de coordenar o Curso de Pós-Graduação em Citopatologia Clínica com ênfase no Trato Genital Feminino da mesma Instituição. No âmbito profissional, trabalhou como Biomédico Citopatologista nos seguintes locais: Sociedade Pobres Servos da Divina Providência - Hospital Divina Providência (2003); Consultório de Patologia Clínica Amaral Costa (2000); Secretaria de Saúde de Paragominas (2016). Na pesquisa tem experiência nas seguintes linhas de pesquisa: Citologia Clínica; Oncologia; Gestão em Saúde; Metodologias de Ensino; Docência no Ensino Superior. Atuando principalmente nas seguintes áreas: Citomorfologia; Câncer do Colo do Útero; possui mais de 20 anos de experiência em leitura de lâminas de PCCU, sendo citologista master dos laboratórios Biociência(atual) e Biodiagnóstico (atual).
Profa. MSc. Valéria Cabral
Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pelo CESUPA (1994), Especialização em Citologia Clínica pelo CESUPA (1998) e Mestrado em Doenças Tropicais pela UFPA (2007). Experiência profissional como docente em citologia clínica - graduação e pós-graduação; já desempenhou função de coordenação de curso de Especialização em citologia (CESUPA); coordenação do Laboratório de Análises Clínicas LAC/CESUPA (2015); chefa da seção de Citopatologia do LACEN/PA (2021).

