Informações do curso
OBJETIVO GERAL
Capacitar profissionais da educação, saúde ou áreas afins, com abordagens teórico-metodológicas com base na Análise do Comportamento Aplicada e terapias cognitivas comportamentais, no atendimento das pessoas com neurodivergências.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aprofundar os conhecimentos sobre a análise do comportamento aplicada, de forma que os profissionais da educação e da saúde ampliem seu olhar as pessoas com neurodivergência.
- Conhecer os principais transtornos do neurodesenvolvimento.
- Ampliar o conhecimento científico e as práticas clínicas e pedagógicas que contribuem para a melhoria de qualidade de vida destas pessoas e suas famílias
- Instrumentalizar os alunos quanto a diferentes técnicas de ensino, possibilitando sua utilização, e dinamização de suas atividades, assim como sua requalificação profissional.
PÚBLICO-ALVO
O Curso é destinado a profissionais pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e demais interessados em aprofundar conhecimentos nesta área, portadores de diploma de graduação.
PERIDIOCIDADE
15 meses (Disciplinas 12 meses + Prática supervisionada 03 meses)
As aulas serão realizadas nos finais de semana.
O período de realização será de 15 meses.
CARGA HORÁRIA: 450 horas.
DURAÇÃO
15 MESES
INSCRIÇÕES
Para inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
- Cópia autenticada do diploma do curso superior ou documento equivalente;
- Preencher o formulário de inscrição no site da IES;
- Histórico escolar do curso de graduação;
- Cópia do documento de identidade e do CPF;
- Cópia do certificado do serviço militar; e
- Comprovante de pagamento de taxa de inscrição.
MATRIZ
MÓDULO | DISCIPLINAS | CH | PROFESSOR |
01 | Metodologia | 30 | Luciana Costa |
02 | Princípios da análise do comportamento | 30 | Flávia Vale |
03 | O comportamento verbal | 30 | Carolina Dourado |
04 | Técnicas de observação e registros de comportamento | 30 | Bianca Reis |
05 | O desenvolvimento da cognição social | 30 | David de Lima |
06 | Transtornos do Neurodesenvolvimento I | 30 | Márcia Wilma Araújo |
07 | Transtornos do Neurodesenvolvimento II | 30 | Giovana Pantoja |
08 | Introdução às terapias cognitivas – o manejo comportamental | 30 | Sumaya Braun |
09 | Procedimentos de ensino de habilidades cognitivas | 30 | Ana Patrícia |
10 | Procedimentos de redução de comportamentos inadequados | 30 | Viviane Veloso |
11 | Treinamento parental e orientação escolar | 30 | Edimeire Tavernard |
12 | Elaboração de relatórios e PEI | 30 | Ana Patrícia |
13 | Prática supervionada | 90 | |
TOTAL | 450 |
INVESTIMENTO