Objetivo Geral
Revisar os conceitos de Marketing e Comunicação em mídias sociais, envolvendo Propaganda, Promoção de Vendas, Comunicação Digital e Relações Públicas.
Objetivos Específicos
- Demonstrar o caráter interdisciplinar dos projetos de marketing e comunicação;
- Desmitificar as barreiras e analisar a importância do processo de avaliação objetiva (mensuração e valoração) dos investimentos nos processos de marketing e comunicação nas empresas;
- Auxiliar na compreensão de que o investimento em comunicação em mídias digitais é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa.
- Capacitar os alunos, para que sejam vistos como um diferencial no mercado de trabalho, por meio do estudo de disciplinas de aplicação prática imediata.
- Capacitar os discentes em relação ao desenvolvimento de Consultorias Empresariais nas áreas de Comunicação e Marketing.
Justificativa
Contemporaneamente, há uma grande lacuna em empresas, de pequeno a grande porte, quando se fala em comunicação e marketing, principalmente nas novas mídias digitais. É necessário que o investimento nessas práticas deixe de ser visto como somente mais um gasto e se compreenda que elas são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer empreendimento e até mesmo para a sua permanência no mercado.
Público-alvo
Profissionais graduados em qualquer área do conhecimento, principalmente administração, marketing, publicidade, relações públicas e jornalismo.
Carga horária
O curso terá carga horária de 480 horas.
Modalidade
Modular e presencial: prazo mínimo de integralização dos módulos em 16 meses.
Período e Periodicidade
As aulas serão ministradas em treze meses, aos sábados, das 8h às 12h; e das 14h às 18h, As complementações das cargas horárias das disciplinas serão realizadas por meio do uso de novas tecnologias de ensino e aprendizagem.
Número de alunos
A turma poderá ter no mínimo 15 e no máximo 40 alunos.
Critério de Seleção
- Diploma de graduação (apresentar cópia e original para conferência) ou equivalente;
- Cópia do RG, CPF e comprovante de residência;
- Formulário de inscrição, devidamente preenchido, e uma fotografia 3x4;
- Pagamento da taxa de inscrição.
Critério de Avaliação e Certificação
As disciplinas serão avaliadas por meio de provas, trabalhos e seminários, dentre outros métodos de avaliação individual e em grupo. Ao final da parte letiva, o aluno deverá fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia ou Artigo). O aluno terá dois meses para elaborar o trabalho.
Será entregue o certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação Lato-Sensu nível de especialização, com 420h/a, pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA ao aluno que entregar uma cópia de sua Monografia impressa e no formato digital e obtiver frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), bem como nota igual ou superior a 7,0 (sete) nas disciplinas e no trabalho de conclusão de curso.
Infraestrutura
Local de Realização
O Curso será realizado em Belém, na sede da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA.
Descrição do Espaço Físico
Salas de aulas refrigeradas com mobiliário composto de quadro-branco, carteiras e mesa para professor; biblioteca; e laboratório de línguas.
Metodologia
O Curso é estruturado em módulos compostos de disciplinas.
A metodologia é estruturada em módulos, através de aulas teóricas, dinâmicas de grupos, palestras, seminários, workshops, novas tecnologias de ensino-aprendizagem.
Equipamentos
As aulas utilizarão retroprojetor, DVD, data-show e televisor, computador, internet e dispositivos móveis.
Disciplinas
- Metodologia da Pesquisa;
- Comunicação e expressão
- Planejamento, implementação e monitoramento de mídias sociais
- Comunicação, marketing e Inovação
- Tendências de Mídias Sociais e Plataformas Digitais
- Gamificação e Mídias Digitais
- Comunicação, Gestão e Empreendedorismo
- Branding nas Mídias Digitais
- Comportamento do Consumidor na Web
- E-Commerce
- Gestão de mídias sociais
- Relações públicas digitais
- Aspectos transdisciplinares da mídia;
Ementas
Metodologia da Pesquisa Científica (30 horas/aula)
Aplicar os princípios metodológicos na pesquisa. Apresentar as normas de formato e de estilo para a redação do texto científico. Fazer o pré-projeto de monografia.
Comunicação e expressão (30 horas/aula)
A importância da Comunicação. Processo de Comunicação. Aspectos comunicacionais. Obter dicas para ser objetivo e conciso. Adquirir estratégias para convencer e influenciar. Técnicas comunicacionais aplicadas ao mercado. Recursos e aspectos linguísticos. Aceitabilidade: recepção de informações. Comunicação estratégica e marketing comunicacional.
Planejamento, implementação e monitoramento de mídias sociais (30 horas/aula)
Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.
Aspectos transdisciplinares da mídia (30 horas/aula)
A nova realidade da veiculação publicitária e a necessidade de se discutir e re-contextualizar as atividades da Mídia no ambiente da tecnologia dos meios e da necessidade da Comunicação Mercadológica Integrada, relacionando as novas possibilidades de atingir targets bem como suas potencialidades e riscos.
- Comunicação, marketing e Inovação
- Tendências d Mídias Sociais e Plataformas Digitais
- Gamificação e Mídias Digitais
- Comunicação, Gestão e Empreendedorismo
- Branding nas Mídias Digitais
- Comportamento do Consumidor na Web
- E-Commerce
- Gestão de mídias sociais
- Relações públicas digitais
Disciplinas e corpo docente
- Metodologia da Pesquisa – Prof. Dr. Gabriel Lage Neto
- Comunicação e Expressão – Profa. Dra. Rosa Gonçalves
- Aspectos transdisciplinares da mídia – Profa. Ma. Camille Nascimento
- Comunicação, marketing e Inovação
- Tendências de Mídias Sociais e Plataformas Digitais
- Gamificação e Mídias Digitais
- Comunicação, Gestão e Empreendedorismo
- Branding nas Mídias Digitais
- Comportamento do Consumidor na Web
- E-Commerce
- Gestão de mídias sociais
- Relações públicas digitais