Objetivos
- Debater as intersecções entre gênero, sexualidade e outros marcadores sociais de diferença.
- Preparar profissionais da área organizacional para as questõespertinentes ao gênero e as suas interseções e dimensões a nível social e institucional.
- Instrumentalizar os profissionais para que possam lidar com as questões de identidade e violência degênero, enfrentamento da violência contra a mulher, homofobia, racismo, orientação sexual, misoginia e ignorância de gênero.
- Desenvolver a capacidade dos/as professores/as da Educação Básica para compreender e posicionar-se diante das transformações políticas, econômicas e socioculturais que requerem o reconhecimento e o respeito à diversidade sociocultural.
- Apontar a necessidade de adequação das práticas e intervenções às especificidades culturais de grupos sociais determinados, no sentido de contribuir na formação de profissionais críticos com relação a comportamentos e abordagens etnocêntricos, excludentes, racistas e sexistas.
- Desvendar as abordagens pedagógicas no campo dos estudos de gênero e sexualidade.
Público-alvo
Graduados em História, Ciências Sociais, Ciências da Educação e demais graduados interessados.
Área de atuação
Com os conhecimentos adquiridos durante o curso, o aluno aperfeiçoara seus conhecimentos sobre gênero, diversidade e políticas públicas tendo capacidade para mediar e questões que envolvam situações de preconceito e discriminação nos diversos ambientes com escola e demais organizações.
Investimento
- Taxa de inscrição R$ 80,00
- Mensalidade: R$ 390,00
Para pagamento até o vencimento (*) R$ 290,00
Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais) e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações.
Matriz curricular
Composição da carga horária
Disciplina | CH Teórica | CH Prática | CH Total |
Metodologia do trabalho científico | 30 | - | 30 |
Dinâmica cultural e aspectos da diversidade de identidades de gênero. | 30 | - | 30 |
Fundamentos da teoria de gênero | 30 | - | 30 |
Gênero, Sexualidade, políticas públicas e direitos humanos. | 30 | - | 30 |
Gênero, identidade e poder | 30 | - | 30 |
Cultura, Mídia e Gênero | 30 | - | 30 |
Educação, Sexualidade e Gênero | 30 | - | 30 |
Dinâmica das Relações de Gênero, Raça e Classe. | 30 | - | 30 |
Saúde, sexualidade e reprodução. | 30 | 30 | |
Gênero e esporte: masculinidade e feminilidade na escola. | 30 | - | 30 |
Escolas & organizações generificadas. | 30 | - | 30 |
Gênero e diversidade nas organizações | 30 | - | 30 |
violência de gênero nas organizações. | 30 | - | 30 |
CARGA HORÁRIA - DISICPLINAS | 390 h | ||
CARGA HORÁRIA - TRABALHO DE CONCLUSÃO | 90 h | ||
CARAGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 480h |
(*) A carga horária das disciplinas mínima de 360 horas
Matriz curricular
Composição do corpo docente
Disciplina | Professor | Titulação |
Metodologia do trabalho científico | Edilson Mateus Costa da Silva | Doutor |
Dinâmica cultural e aspectos da diversidade de identidades de gênero. | Anna Maria Linhares (colaboradora) | Doutora |
Fundamentos da teoria de gênero | . Liliane Cavalcante Godinho | Doutora |
Gênero, Sexualidade, políticas públicas e direitos humanos. | Sandra Regina Alves Teixeira. | Doutora |
Gênero, identidade e poder | ||
Cultura, Mídia e Gênero | Edilson Mateus Costa da Silva | Doutora |
Educação, Sexualidade e Gênero | Ilka Sarraf | Mestre |
Dinâmica das Relações de Gênero, Raça e Classe. | Luana SullivanBagarrão Guedes | Doutora |
Saúde, sexualidade e reprodução. | Maria Auxiliadora Ferreira (colaboradora) | Doutora |
Gênero e esporte: masculinidade e feminilidade na escola. | Marcia Cristina Bandeira | Especialista |
Escolas & organizações generificadas. | Silvia Baena | Mestre |
Gênero e diversidade nas organizações | Renata Quemel | Mestre |
violência de gênero nas organizações. | Silvia Lovlagio. | Mestre |