Objetivo geral
Permitir que docentes do ensino fundamental, médio e superior, das áreas de Ciências Humanas, e profissionais das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, tenham a oportunidade de realizar a atualização de conhecimentos e de se aperfeiçoar profissionalmente.
Objeetivos específicos
- Possibilitar estudos sistematizados, atualizados no campo da História Moderna e Contemporânea, aprofundando os conhecimentos dos pós-graduandos.
- Estimular os pós-graduandos a reflexões nas práticas didáticas em geral e da História Moderna e Contemporânea em particular, tendo em vista sua aplicação para a docência
- Proporcionar a elaboração de artigos de conclusão de curso que contribuam para repensar aspectos da História Mundial em articulação com as realidades brasileira e amazônica.
- Estimular os pós-graduandos a produzirem pesquisa que repensem as práticas de ensino da História Moderna e Contemporânea no ensino de História nos níveis Fundamental e Médio.
Público-alvo
O curso de Especialização em História Moderna e Contemporânea destina-se a atualização de profissionais da área de educação, sejam atuantes no ensino de história ou outras áreas do conhecimento, nas humanidades e outros interessados no assunto; a profissionais buscando aperfeiçoamento nesta área de conhecimento, com graduação em História, bacharelado e licenciatura, Filosofia, Geografia, Pedagogia, e demais profissionais das Ciências Humanas como também profissionais formados nas Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e mesmo profissionais da saúde que lidem com este conteúdo tão interdisciplinar, como psicólogos, ou egressos de outras formações que justifiquem o vínculo à temática da especialização em seu trabalho de conclusão de curso.
Área de atuação
O curso possui uma preocupação importante, na medida em que não se limita apenas a atualizar as referências históricas e bibliográficas dos discentes, mas também fazê-los pensar o lugar da educação e do ensino de História Moderna e Contemporânea, propondo que os alunos transformem seus desafios e inquietações e objetos de análise acadêmica, permitindo gerar experiências de ensino que possam ser usadas, de maneira eficiente, nos níveis de ensino fundamental, médio e superior; salvo a restrição ao ensino básico para profissionais habilitados nas licenciaturas.
Carga horária
- Carga horária total: 540 h
- Carga horária das disciplinas: 450 h
- Carga horária para elaboração e entrega do trabalho final: 90h
Investimento
- Taxa de inscrição R$ 80,00
- Mensalidade: R$ 390,00
Para pagamento até o vencimento (*) R$ 290,00
Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais) e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações.
Matriz curricular
Composição da carga horária
Disciplina |
CH Teórica | CH Prática | CH Total |
Metodologia de pesquisa | 30h | 30h | |
Economia de mercado europeia, mercantilismo ibérico e anglo-saxão | 30h | 30h | |
Colonialismo asiático, africano e americano | 30h | 30h | |
Reforma religiosa católica e protestante, contrarreforma e inquisição moderna | 30h | 30h | |
Humanismo, renascimento cultural e revoluções científicas | 30h | 30h | |
Formação dos Estado nacionais e Guerra dos Trinta Anos | 30h | 30h | |
Sociedade europeia do renascimento ao iluminismo | 30h | 30h | |
Revoluções burguesas, Primavera dos Povos, democratizações do século XIX e experiências socialistas | 30h | 30h | |
Revoluções industriais do XVIII ao XX, desenvolvimento capitalista e crises econômicas | 30h | 30h | |
Imperialismo e conflitos mundiais no século XX | 30h | 30h | |
Guerra Fria e descolonizações | 30h | 30h | |
Neocolonialismo na Ásia, África, América e Oriente Médio | 30h | 30h | |
Modernidade e cultura de massa, pós-modernidade e neoliberalismo | 30h | 30h | |
Economia e geopolítica globalizadas | 30h | 30h | |
Pesquisa em História Moderna e Contemporânea para o ensino e extensão | 30h | 30h | |
CARGA HORÁRIA – DISICPLINAS | 450 | ||
CARGA HORÁRIA - TRABALHO DE CONCLUSÃO | 90 h | ||
CARAGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 540 |
(*) O Trabalho de Conclusão de Curso não é computado na carga horária total do Curso
Matriz curricular
Composição do corpo docente
Disciplina | Professor | Titulação |
Metodologia de pesquisa | Samuel Biquer | Mestre |
Economia de mercado europeia, mercantilismo ibérico e anglo-saxão | Aldo Sampaio | Mestre |
Colonialismo asiático, africano e americano | Alik Nascimento | Mestre |
Reforma religiosa católica e protestante, contrarreforma e inquisição moderna | Edilson Matheus | Doutor |
Humanismo, renascimento cultural e revoluções científicas | Liliane Goldinho | Doutora |
Formação dos Estado nacionais e Guerra dos Trinta Anos | Aldo Sampaio | Mestre |
Sociedade europeia do renascimento ao iluminismo | Patrícia Cavalcante | Mestre |
Revoluções burguesas, Primavera dos Povos, democratizações do século XIX e experiências socialistas | Alik Nascimento | Mestre |
Revoluções industriais do XVIII ao XX, desenvolvimento capitalista e crises econômicas | José Alves Jr. | Doutor |
Imperialismo e conflitos mundiais no século XX | Luana SullivanBagarrão Guedes | Doutora |
Guerra Fria e descolonizações | Edilson Matheus | Doutor |
Neocolonialismo na Ásia, África, América e Oriente Médio | Luana SullivanBagarrão Guedes | Doutora |
Modernidade e cultura de massa, pós-modernidade e neoliberalismo | Rosângela Quintela. | Doutora |
Economia e geopolítica globalizadas | Mateus Monteiro Lobato | Doutor |
Pesquisa em História Moderna e Contemporânea para o ensino e extensão | Geraldo Magela de Meneses Neto | Mestre |