Objetivo
Refletir e problematizar sobre questões contemporâneas que envolvam a ciência geográfica e seu ensino.
Objetivos específicos
- Compreender a relação entre os referenciais teórico-metodológicos e a prática docente.
- Proporcionar novas metodologias da representação do espaço geográfico.
- Instrumentalizar na prática do ensino por meio das novas linguagens e códigos.
- Incentivar atividades de pesquisa e de produção de conhecimento, permitindo o diálogo das produções já acumuladas sobre ensino de Geografia com as questões que se apresentam.
- Fomentar o desenvolvimento do conhecimento científico, tecnológico e cultural por meio de estudos e pesquisas.
- Propiciar formação crítica, potencializando os acadêmicos para o desenvolvimento técnico-científico no ensino de Geografia.
Público-alvo
Graduados em Geografia e áreas afins.
Carga horária
480 horas
Duração do curso
16 MESES (*)
(*) Disciplinas: 13 meses
Trabalho de conclusão: 03 meses
Nº de vagas
40 vagas
Inscrições
Local: secretaria da Pós-Graduação
Documentos: (Original e cópia)
- Diploma de graduação
- CPF
- RG
- Comprovante de residência.
Uma foto 3X4
Investimento
Taxa de inscrição R$ 80,00
Mensalidade: R$ 390,00
- Para pagamento até o vencimento (*) R$ 290,00
- Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais) e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados, consulte-nos para maiores informações.
(*) Até o dia 10 de cada mês
Matriz
Nº | Disciplinas |
01 | Metodologia do Trabalho Científico |
02 | A Geografia Humana e a Educação Básica |
03 | A Geografia da Natureza e a Educação Básica |
04 | Cartografia escolar |
05 | Didática, currículo e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia |
06 | O ensino de geografia no Brasil: Metodologias e Práticas de ensino |
07 | As diferentes linguagens e os recursos didáticos no ensino de geografia |
08 | Geografia e Educação Inclusiva: teoria e práticas |
09 | Educação Patrimonial no Ensino de Geografia |
10 | Educação do Campo, Indígena e Quilombola e ensino de geografia |
11 | Geografia e Educação Ambiental |
12 | Estudos Amazônicos e Geografia |
13 | Pesquisa aplicada ao Ensino de Geografia e Atividades Complementares |
Coordenador (a)
Rosiete Marcos Santana
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (USP) (2011), especialista em Estudos Culturais da Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2007), Licenciada e Bacharel em Geografia pela UFPA (2002). Professora da rede estadual de ensino. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária e Ensino de Geografia.