Objetivo
Atender às demandas sociais urgentes ao processo de ensino, neste caso específico o de língua portuguesa e suas práticas literárias. Especificamente, se propõe a refletir sobre os processos de ensino que não contribuem para o avanço dos modelos escolares defasados, para então se pensar em práticas que possam ser viabilizadas nas aulas de língua portuguesa.
Público-alvo
Profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Letras e/ou Linguística, licenciados ou bacharéis, ou graduados em qualquer área com conhecimento comprovado e/ou atuantes na área educacional, que tenham interesse em refletir, discutir e ampliar seus conhecimentos sobre práticas de ensino-aprendizagem de línguas e suas literaturas, bem como das demais áreas que envolvam práticas de ensino-aprendizagem.
Área de atuação
Os discentes egressos sairão competentes para atuarem nas áreas de linguística, ensino-aprendizagem de línguas, língua portuguesa e literaturas, com habilidades para promover novas práticas de ensino concernentes às necessidades que envolvem as práticas escolares, atendendo às demandas do mercado de trabalho tanto na rede privada, quanto na pública, no ensino fundamental, médio e superior.
Investimento
Taxa de inscrição R$ 80,00
Mensalidade: R$ 390,00
- Para pagamento até o vencimento: R$ 290,00
- Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais) e alunos egressos (Graduação) possuem descontos diferenciados.
Matriz curricular
Composição da carga horária
Disciplina | Carga horária teórica | Carga horária prática | Carga horária total |
Metodologia da Pesquisa Científica | 15h | 15h | 30h |
Oratória e Expressão | 15h | 15h | 30h |
A Influência das relações interpessoais no processo de ensino-aprendizagem | 15h | 15h | 30h |
Práticas de letramento e o ensino de línguas: leitura e escrita como práticas sociais | 15h | 15h | 30h |
Literatura, ensino e estudos culturais | 15h | 15h | 30h |
Análise do discurso e as práticas de ensino-aprendizagem | 15h | 15h | 30h |
Literaturas africanas em língua portuguesa: confluências históricas, culturais e políticas | 15h | 15h | 30h |
A variação linguística: história, cultura e sociedade | 15h | 15h | 30h |
Literatura amazônica e suas interfaces | 15h | 15h | 30h |
Tópicos em Pragmática e Semântica | 15h | 15h | 30h |
Tópicos de estudos da literatura: gêneros literários | 15h | 15h | 30h |
O uso do português brasileiro: uma perspectiva sociolinguística | 15h | 15h | 30h |
História da literatura e crítica literária | 15h | 15h | 30h |
CARGA HORÁRIA - DISCIPLINAS | 390h | ||
CARGA HORÁRIA - TRABALHO DE CONCLUSÃO | 90h | ||
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO | 390h |
(*) O Trabalho de Conclusão de Curso não é computado na carga horária total do Curso
Composição do corpo docente
Disciplina | Professor | Titulação |
Metodologia da Pesquisa Científica | Gabriel Lage Neto | Doutor |
Oratória e Expressão | Rosa Gonçalves | Doutora |
A Influência das relações interpessoais no processo de ensino-aprendizagem | Lucilea Santos | Mestra |
Literatura, ensino e estudos culturais | Lanirson Cabral | Especialista |
Práticas de letramento e o ensino de línguas: leitura e escrita como práticas sociais | Tereza Lopes | Doutora |
História da literatura e crítica literária | Jorge Resque | Mestre |
Análise do discurso e as práticas de ensino-aprendizagem | Welton Lavareda | Mestre |
Literaturas africanas em língua portuguesa: confluências históricas, culturais e políticas | Marcos Valério Reis | Mestre |
A variação linguística: história, cultura e sociedade | Daniel Loureiro | Mestre |
Literatura amazônica e suas interfaces | Marcos Valério Reis | Mestre |
Tópicos em Pragmática e Semântica | Welton Lavareda | Mestre |
Tópicos de estudos da literatura: gêneros literários | Marcos Valério | Mestre |
O uso do português brasileiro: uma perspectiva sociolinguística | Jorge Resque | Mestre |