Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação nº 917 de 27 de dezembro de 2018. Publicada no DOU nº 249 de 28/12/2018.
Objetivo Geral
Preparar licenciados em Pedagogia para o exercício da função pedagógica no contexto e abrangência da educação Básica, nos cursos de Ensino Médio, nos Cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar par atuar na Organização, Coordenação e Gestão Educacional, habilitando-os a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e critica na prática escolar de acordo com o tempo, o lugar, enfim, de conformidade com o contexto, seus fins e valores.
Objetivos Específicos
Implementar a flexibilização curricular capaz de atender especificidades e atualizações da área.
- Formar o profissional como agente do processo de mudança educativa, cultural e social capaz de dar respostas adequadas e fazer intervenções produtivas no campo educacional e social.
- Proporcionar a formação teórico-prática de fundamentação da pedagogia como ciência, para agir na globalidade do contexto sócio-econômico, político-cultural capaz de refletir de forma crítica no enfrentamento prático dos problemas educativos, de acordo com os valores estéticos, políticos e éticos de uma sociedade democrática.
- Formar o profissional capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
- Proporcionar a formação de um professor reflexivo comprometido com a Educação e consciente de que pensar sua formação significa pensá-la de forma contínua de formação inicial e continuada.
- Formar profissionais que promovam processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, que busquem uma cultura da paz, solidariedade e de respeito à dignidade humana; cultura esta que permita aos atores sociais adotarem atitudes transformadoras, a fim de diminuir a distância entre o discurso e a prática no cotidiano da comunidade escolar e na sociedade.
- Desenvolver habilidades capazes de articular o saber, o ser , o conviver e o fazer na dimensão profissional, de forma integrativa entre os diversos níveis da Educação Básica.
- Propiciar descoberta e vivência de diferentes linguagens na construção de novos saberes.
- Proporcionar aprendizado interdisciplinar para superar os desafios do exercício profissional da modernidade, propiciando o autodesenvolvimento do discente.
- Desenvolver capacidade de compreender e respeitar seu meio seja ele social, politico, economico, cultural ou ambiental.
- Formar o profissional capaz de utilizar o conhecimento para lidar com as questões da diversidade, do multiculturalismo, habilitando-o nesta área, tendo em vista os novos desafios que se fazem presentes no dia- a- dia da sala de aula.
- Desenvolver habilidades capazes de enfrentar hábitos arraigados e de se ajustar aos desafios da modernidade.
- Propiciar o conhecimento acerca da Inclusão e das deficiências para que o profissional possa atender aos alunos com necessidades especiais em diferentes níveis da organização escolar, assegurando seus direitos de cidadania;
- Garantir na formação profissional, as competências técnicas norteadoras do projeto pedagógico, do currículo, da avaliação e da organização institucional.
- Contribuir para a investigação científica aplicada à realidade amazônica e paraense.
habilidades e competências
Habilidades:
- Atuar na docência da Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio e da Educação Profissional;
- Atuar na gestão da escola da Educação Básica ou Profissional, assim como na área de recursos humanos em ambientes não escolares;
- Coordenar a implementação e avaliação de políticas públicas e institucionais na área da Educação;
- Produzir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos no campo educacional;
Competências:
- Capacidade de entender os novos parâmetros da cultura como atividade humana.
- Saber utilizar as diferentes áreas do conhecimento para produzir a teoria pedagógica.
- Reconhecer as políticas públicas do campo da educação e intervir nas diferentes instâncias e sistemas em condições de contrapor com políticas pedagógicas menos discriminatórias e mais justas.
- Implantar formas de gestão democrática, fomentando produzir individual e coletivamente sempre para o bem público, uma educação de qualidade, comprometendo-se com os valores estéticos, políticos e éticos inspiradores de uma sociedade democrática.
- Capacidade para constituir-se em um agente de mudanças, na perspectiva da inclusão social por meio das atividades de ensino, investigação científica e extensão.
- Identificar parâmetros para o seu autodesenvolvimento e do meio profissional.
- Garantir a função social da escola no processo de socialização e na construção do conhecimento.
Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças, jovens e adultos em ambientes escolares ou não.
Áreas de Atuação
O profissional formado em Pedagogia possui um amplo campo de atuação. Está apto a atuar na docência da Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do ensino médio e educação profissional. Poderá, ainda, atuar na área da gestão escolar, coordenação pedagógica, em empresas na área de recursos humanos, em
ambientes não escolares, em hospitais desenvolvendo projetos didático-pedagógicos.
Duração do Curso
8 semestres
Turnos
Tarde e Noite
Investimento
Perfil do Profissional
Agente do processo de mudança educacional, cultural e social na região. Reflexivo, consciente, criativo e participativo, dinâmico, capaz de lidar com as questões da diversidade, do multiculturalismo, tendo em vista os novos desafios que se fazem presentes no dia-a-dia da sala de aula.
Carga horária
3.840
Coordenação
Manoela Cavaleiro de Macedo Beltrão
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (1999), Doutorado e Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2005). Realiza pesquisa sobre as crenças e práticas parentais. Tem experiência na área de Educação da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia do desenvolvimento, Psicologia da Educação e Aprendizagem, processo ensino-aprendizagem, informática educativa, Tecnologias Educacionais.
Diferenciais