Resolução N°. 03/2021 - CONSUN, de 28 de Janeiro de 2021, autorização do Curso de Graduação em Fisioterapia, Bacharelado.

Objetivo Geral

Formar fisioterapeutas dotados de conhecimentos científicos, técnicos e humanísticos, capazes de exercer sua profissão nas várias áreas de atuação profissional, com autonomia, competência, ética e caráter multiprofissional, interdisciplinar e transdisciplinar, contribuindo, como cidadãos e como profissionais, para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida da sociedade.

Perfil do Egresso

O fisioterapeuta deve possuir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, sendo apto a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Este profissional deve possuir uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade. Com capacidade de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando a preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Áreas de Atuação

No mercado profissional, o fisioterapeuta do Centro Universitário FIBRA tem amplas possibilidades de atualização em diversos campos, tais como:

  • Afecções Respiratórias: elaborar programas de exercícios gerais e respiratórios para portadores de doenças respiratórias crônicas, como bronquite, asma e enfisema pulmonar; cuidar de doentes acamados, em casa ou no hospital, utilizando técnicas de limpeza das secreções respiratórias, fortalecimento dos músculos respiratórios, reeducação da respiração, podendo ou não utilizar aparelhos e oxigênio para melhor atender às necessidades dos pacientes; programar, manusear e controlar doentes em ventilação mecânica e direcionar seu trabalho em programações especiais nas UTI.
  • Dermatologia e Estética: eleger e combinar técnicas de massagens e eletroterapia para evitar, reduzir ou recuperar retrações articulares ou dos tecidos moles e acelerar o processo de cicatrização.
  • Estimulação Motora Precoce: estimular o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças com problemas neurológicos ou com atraso no desenvolvimento.
  • Fisioterapia do Trabalho: avaliar, prevenir e tratar lesões causadas pela execução de funções repetitivas exigidas pelo exercício profissional.
  • Geriatria: utilizar a atividade física programada de acordo com o estado clínico para manter o tônus muscular, evitar lesões do aparelho locomotor, treinar a coordenação motora, ajustar a imagem corporal, controlar a pressão arterial, diminuir a incidência de doenças respiratórias pela inatividade, reduzir o impacto da instalação de doenças como osteoporose e osteoartrose e melhorar a qualidade de vida de pessoas acima dos 60 anos de idade.
  • Gestantes: trabalhar, através de exercícios musculares e respiratórios, minimizando o impacto causado pelo período gestacional sobre o aparelho circulatório, locomotor e sobre a postura em mulheres grávidas, enfatizando o aprendizado de técnicas auxiliares para um trabalho de parto tranquilo e prazeroso para mãe e bebê.
  • Neurologia: recuperar funções motoras perdidas total ou parcialmente por pacientes com traumatismo craniano, derrame cerebral ou lesões congênitas e traumáticas.
  • Ortopedia e Traumatologia - utilizar todos os recursos e técnicas disponíveis para recuperar pacientes submetidos a intervenções cirúrgicas, imobilizações ou outros procedimentos médicos para recuperação de lesões do aparelho locomotor, como fraturas, traumas e luxações.
  • Reeducação Postural: refere-se à utilização de recursos e métodos de tratamento que visam devolver a harmonia dos movimentos da coluna vertebral, reequilibrar o tônus muscular entre os dois lados do corpo, diminuindo as dores musculares e melhorando a expressão do "eu" individual através de uma boa atitude postural.
  • Reumatologia: manter a amplitude articular e melhorar a qualidade de vida de pacientes portadores de afecções reumáticas, como artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, febre reumática e outras.
  • Fisioterapia Desportiva: o fisioterapeuta vem desenvolvendo trabalhos em atletas de alto nível lesados em competições ou treinamentos, utilizando combinações de técnicas que levem a uma recuperação mais rápida e eficiente. A área de atuação do Fisioterapeuta abrange variados setores na comunidade, como:
  • Hospitais, clínicas, centros de saúde comunitária, centros de reabilitação, centros pediátricos e associações para a promoção da saúde de portadores de deficiências;
  • Agências promotoras de saúde em domicílios, centros de avaliação e acompanhamento de desempenho físico, centros de saúde corporativos e industriais;
  • Equipes de saúde voltadas para acompanhamento de pessoas com necessidades especiais, clínicas e clubes especializados no tratamento e prevenção de agravos no esporte;
  • Centros de ensino de nível médio, técnico e superior, centros de pesquisa ligados às ciências biomédicas e biofísicas, centros de pesquisa para o desenvolvimento de novas metodologias e equipamentos, escolas e centros educacionais voltados para a prevenção e educação sobre saúde;
  • Consultoria de saúde, administração clínica e de serviços, além de estar capacitado para atuar na condição de autônomo. Assim, o Curso de Fisioterapia ofertado pelo Centro Universitário FIBRA cumpre, no âmbito das competências e habilidades gerais e específicas que serão adquiridas pelo egresso, o disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais em Fisioterapia. Com tantas possibilidades de atuação, o profissional deve estar ciente de que a atividade educacional está voltada ao exercício da capacidade de aprender mediante a articulação entre a teoria e a prática, tendo por meta proporcionar ao futuro profissional, conhecimentos técnico-científicos, humanos e éticos que possam capacitá-lo para as ações de prevenção, de diagnose e de recuperação dos distúrbios funcionais.

Carga Horária

4.800 horas

Duração

10 semestres (5 anos)

Turnos

Matutino, vespertino e noturno

Investimento

Coordenação

Iranete Corpes Oliveira França

Graduada em Fisioterapia pela - Universidade do Estado do Pará- UEPA (1999); Especialização em Cinesiologia (2001); Especialista em Fisioterapia Aquática pelo COFITTO/ ABFA (2022), Membro titular da associação brasileira de Fisioterapia aquática (ABFA). Mestre - “Desenvolvimento e meio ambiente urbano" pela Universidade da Amazônia (2012); atua há mais de 20 anos no magistério superior.

manual discente 2017

Copyright ©2024 Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda. | Política de privacidade.