TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Resolução N° 03/2021 - CONSUN, de 28 de Janeiro de 2021, autorização do Curso de Graduação em Medicina Veterinária, Bacharelado.

Objetivo Geral

O Curso de Graduação em Medicina Veterinária tem por objetivo geral formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, reflexivos e capacitados técnica e cientificamente para intervirem nas áreas de competência do Médico Veterinário que abrangem: saúde animal, saúde pública e saúde ambiental; clínica veterinária; medicina veterinária preventiva; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal; em atendimento às demandas loco regionais e nacionais, considerando sua inserção institucional, política, geográfica e social.

Ainda, objetiva preparar o profissional a atuar respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade, com consciência da diversidade e preparado para a adaptação de ambientes em mudanças, considerando as novas práticas emergentes no campo da Medicina Veterinária.

 Áreas De Atuação Do Médico Veterinário

O Médico Veterinário atua pela saúde e bem-estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente.

A atuação do médico veterináriovai muito além do seu trabalho em clínicas e consultórios veterinários destinados aos animais de companhia. Eleatua em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; tem papel fundamental na agropecuária brasileira (Agronegócio); pode trabalhar como consultor, responsável técnico, docente e perito criminal, judicial e administrativo; exerce atividades em laboratórios para análise da água e domissanitários (saneantes destinados ao uso domiciliar); realiza pesquisas em alimentos; participa da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre outros.

Com relação a sua atuação na Saúde Pública, por exemplo, a categoria foi integrada em 2011 às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Isto significa que, desde então, o médico veterináriotêm a chancela do Governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da Atenção Básica à Saúde nosmunicípios brasileiros. No ano de 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde humana, através da Resolução Nº 287 de 08/10/1998.

É o médico veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, controle e diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais (as zoonoses), no caso da raiva, tuberculose, leptospirose, toxoplasmose, febre amarela, dengue, dentre outras.

Enfim, são diversas as áreas de atuação dos médicos veterinários. Dentre elas, podemos citar algumas, como: Clínica de grandes, médios e pequenos animais; Responsabilidade Técnica em hospital de grandes e pequenos animais, bem como, Responsabilidade Técnica em laboratórios de pesquisas e diagnóstico em saúde animal; fábrica de rações, casa de produtos veterinários, Pet Shops, cooperativas, indústria de medicamentos e imunobiológicos (vacinas), granjas de aves e suínos, criação de equinos (haras), supermercados que manipulam produtos de origem animal para consumo humano; além, de responsabilidade técnica nos setores de apicultura (abelhas), aquicultura (peixes, mariscos, camarões, etc.), matadouros, frigorífico, laticínios e canil; Vigilância Epidemiológica, Vigilância a Saúde e Vigilância Sanitária; Responsabilidade Técnica na criação e comercialização de aves e peixes ornamentais; Administração de pequenas, médias e grandes empresas agropecuárias.

Perfil do Egresso

O Curso de Graduação em Medicina Veterinária tomou como referência perfil do egresso estabelecido nas diretrizes curriculares dispostas na Resolução do CNE/CES 03/2019.

Os alunos formados pelo Curso de Medicina Veterinária da Instituição serão Médicos Veterinários com um perfil profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em: saúde animal, saúde pública e saúde ambiental; clínica veterinária; medicina veterinária preventiva; inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, produção e reprodução animal; bem como a medicina veterinária para os esportes com os animais. Ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos; de economia e de administração. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas visando a sustentabilidade econômica, social, ambiental e o bem-estar animal.

Ofertar o curso de graduação em Medicina Veterinária é, antes de tudo, cumprir o compromisso com da IES, pois o curso será implementado, avaliado e atualizado sempre, frente às necessidades locais e regionais às demandas apresentadas pelo mundo do trabalho.

Além disso, considerando a sua vocação, o curso estará intimamente articulado com o Serviço Público Médico Veterinário.

Portanto, o perfil profissional do egresso foi definido de acordo com as DCNs dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, expressa as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelo discente e articula-as com necessidades locais e regionais, havendo planejamento para sua ampliação em função de novas demandas apresentadas pelo mundo do trabalho. Registra-se que a Instituição propiciará aos discentes a ampliação das oportunidades de aprendizagem, por meio das atividades complementares (estágios, monitorias, grupos de estudo, investigação científica, extensão etc.).

Competências e Habilidades

Ao elaborar o Projeto Pedagógico do Curso de graduação em Medicina Veterinária, a IES teve presente a Resolução CNE/CES nº 3/2019, que prevê “Competências e Habilidades Gerais e Específicas” a serem implementadas no processo de formação do profissional de Medicina Veterinária.
A formação do Médico Veterinário pela IES tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações e resultados voltados à área de Ciências Agrárias e da Saúde no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal, Saúde Pública e Saúde Ambiental, além das seguintes competências e habilidades gerais: 

  • Atenção à saúde: os médicos veterinários devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, considerando que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, em geral 
  • Tomada de decisões: o trabalho dos médicos veterinários deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  • Comunicação: os médicos veterinários devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologia de comunicação e informação; 
  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os médicos veterinários devem estar aptos a assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem-estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz; 
  • Administração e gerenciamento: os médicos veterinários devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças em equipes de saúde; 
  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender, continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e com o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando o desenvolvimento e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Carga Horária

4820 horas

Duração

10 semestres (5 anos)

Turnos

Matutino, vespertino e noturno

Investimento

  • Mensalidade R$ 2.550,00
  • Para pagamento até o vencimento (*) R$1.930,00
  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais), alunos egressos (Graduação), transferências, alunos de escolas públicas e Portadores de Nota do Enem tem descontos diferenciados, consulte-nos para mais informações.
  • (*) Até o dia 10 de cada mês
  • (**) Condição válida no primeiro ano do curso.

Coordenação

wilson silvaGiselle Almeida Couceiro

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA - 2006) e graduação em Tecnologia em Saúde Pública pelo Instituto Federal do Pará (IFPA - 2004). Pós- Graduada em Clínica Médica de Pequenos Animais (2009) e em Dermatologia em Animais de Companhia (2014) pela Universidade Castelo Branco / Qualittas (RJ e SP), Pós-Graduanda em Farmacologia Avançada, Mestra em Saúde e Produção Animal na Amazônia da Universidade Federal Rural da Amazônia e Doutoranda em Saúde e Produção Animal na Amazônia da Universidade Federal Rural da Amazônia.

Áreas De Atuação Do Médico Veterinário

O Médico Veterinário atua pela saúde e bem-estar dos animais, dos seres humanos e pela sustentabilidade do meio ambiente.

A atuação do médico veterináriovai muito além do seu trabalho em clínicas e consultórios veterinários destinados aos animais de companhia. Eleatua em atividades ligadas à produção dos alimentos de origem animal que chegam à mesa do consumidor; tem papel fundamental na agropecuária brasileira (Agronegócio); pode trabalhar como consultor, responsável técnico, docente e perito criminal, judicial e administrativo; exerce atividades em laboratórios para análise da água e domissanitários (saneantes destinados ao uso domiciliar); realiza pesquisas em alimentos; participa da produção de vacinas e de medicamentos de uso animal, entre outros.

Com relação a sua atuação na Saúde Pública, por exemplo, a categoria foi integrada em 2011 às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Isto significa que, desde então, o médico veterináriotêm a chancela do Governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da Atenção Básica à Saúde nosmunicípios brasileiros. No ano de 1998, a Medicina Veterinária já havia sido reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde humana, através da Resolução Nº 287 de 08/10/1998.

É o médico veterinário, por exemplo, quem realiza visitas domiciliares para o diagnóstico de risco à saúde na interação entre os seres humanos, os animais e meio ambiente. É também ele quem trabalha na prevenção, controle e diagnóstico situacional de doenças transmissíveis ao homem pelos animais (as zoonoses), no caso da raiva, tuberculose, leptospirose, toxoplasmose, febre amarela, dengue, dentre outras.

Enfim, são diversas as áreas de atuação dos médicos veterinários. Dentre elas, podemos citar algumas, como: Clínica de grandes, médios e pequenos animais; Responsabilidade Técnica em hospital de grandes e pequenos animais, bem como, Responsabilidade Técnica em laboratórios de pesquisas e diagnóstico em saúde animal; fábrica de rações, casa de produtos veterinários, Pet Shops, cooperativas, indústria de medicamentos e imunobiológicos (vacinas), granjas de aves e suínos, criação de equinos (haras), supermercados que manipulam produtos de origem animal para consumo humano; além, de responsabilidade técnica nos setores de apicultura (abelhas), aquicultura (peixes, mariscos, camarões, etc.), matadouros, frigorífico, laticínios e canil; Vigilância Epidemiológica, Vigilância a Saúde e Vigilância Sanitária; Responsabilidade Técnica na criação e comercialização de aves e peixes ornamentais; Administração de pequenas, médias e grandes empresas agropecuárias.

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.

>