Informações do curso
Objetivo geral
Especializar profissionais para a prática pedagógica inclusiva respeitando as dimensões individuais dos estudantes de todos os níveis e modalidades da educação.
Objetivos específicos
- Qualificar profissionais para a realização de práticas pedagógicas adequadas às especificidades dos estudantes;
- Atender às demandas que respondam aos desafios do processo educacional inclusivo;
- Contribuam para o desenvolvimento, autonomia e aprendizagem do estudante com deficiência, Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação.
- Vivenciar práticas de Estudo de Caso do público alvo da inclusão.
Público alvo
O Curso é destinado a todos os profissionais graduados que atendem pessoas com deficiência, transtornos, altas habilidades/superdotação.
Periodicidade
Dois sábados ao mês.
Carga horária
480 horas
Duração
16 meses
Nº de vagas
40 vagas
Inscrições
Local: Secretaria da Pós-graduação
Documentos: (original e cópia)
- Diploma de graduação
- CPF
- RG
- Comprovante de residência
- Uma foto 3x4
Incscrições on-line
https://sistema.fibrapara.edu.br/fibra/inscricaopos/pre_inscricao/
Matriz
Módulo | Disciplinas | CH |
01 | Metodologia da Pesquisa | 30 |
02 | Educação inclusiva e AEE, diversidade e aspectos legais | 30 |
03 | A Formação Continuada do educador do AEE | 30 |
04 | AEE en deficiência Auditiva e Surdez | 30 |
05 | AEE em deficiência visual, deficiências Múltiplas e Surdocegueira | 30 |
06 | AEE em Transtorno Globais do Desenvolvimento TGD/TEA | 30 |
07 | AEE em Deficiência Física e Mobilidade Reduzida | 30 |
08 | AEE em Deficiência Intelectual e Altas Habilidades/Superdotação | 30 |
09 | AEE em Comunicação Alternativa e/ou Suplementar e Tecnologia Assistiva | 30 |
10 | Programa pedagógico diferenciado (PPD), recurso e atividades para a inclusão | 30 |
11 | Elaboração de projeto de pesquisa | 30 |
12 | Diagnóstico, intervenção e adaptação curricular conforme as demandas do AEE | 30 |
13 | Registro e devolutiva do acompanhamento em AEE | 30 |
TOTAL | 390 |
Investimento