Informações do curso
Objetivo
Formar, em nível de pós-graduação lato sensu, gestores e coordenadores pedagógicos que atuam no contexto escolar, de modo a reconhecer a responsabilidade e a complexidade das relações no campo educacional, visando à ampliação das capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo de ensino-aprendizagem.
Público alvo
Curso está direcionado para profissionais da educação: gestores, coordenadores pedagógicos que atuam no âmbito da administração escolar, supervisão e orientação educacional, técnicos, professores, e demais profissionais licenciados e graduados que exerçam ou que desejam exercer a Gestão e/ou a Coordenação Pedagógica em instituições educacionais da rede pública ou privada, na educação formal e não formal, em diferentes espaços sociais, públicos e particulares, ONGs, Secretarias de Educação, dentre outros, e em atividades profissionais e em programas e projetos na área da educação.
Periodicidade
- As aulas ocorrem nos finais de semana.
Carga horária
480 horas
Duração
16 meses
Nº de vagas
40 Vagas
INSCRIÇÕES
Local: Secretaria da Pós-graduação
Documentos: (original e cópia)
- Diploma de graduação
- CPF
- RG
- Comprovante de residência
- Uma foto 3x4
Incscrições on-line:
Matriz
Disciplinas |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA |
GESTÃO ESCOLAR E SISTEMAS DE ENSINO NO CONTEXTO BRASILEIRO |
GESTÃO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO |
A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS: Aspectos Históricos e Políticos |
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA ESCOLA |
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DA AÇÃO DOCENTE |
GESTÃO DE PESSOAS NO CONTEXTO ESCOLAR |
ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES |
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DA APRENDIZAGEM |
TEORIAS SOBRE APRENDIZAGEM E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS |
INCLUSÃO NO ESPAÇO EDUCACIONAL |
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL E POLÍTICAS PÚBLICAS |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO |
Investimento