Informações do curso
Objetivo
Atender às demandas sociais urgentes ao processo de ensino, neste caso específico o de língua portuguesa e suas práticas literárias. Especificamente, se propõe a refletir sobre os processos de ensino que não contribuem para o avanço dos modelos escolares defasados, para então se pensar em práticas que possam ser viabilizadas nas aulas de língua portuguesa.
Público alvo
Profissionais graduados em cursos reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Letras e/ou Linguística, licenciados ou bacharéis, ou graduados em qualquer área com conhecimento comprovado e/ou atuantes na área educacional, que tenham interesse em refletir, discutir e ampliar seus conhecimentos sobre práticas de ensino-aprendizagem de línguas e suas literaturas, bem como das demais áreas que envolvam práticas de ensino-aprendizagem.
Periodicidade
- As aulas ocorrem nos finais de semana.
INSCRIÇÕES
Local: Secretaria da Pós-graduação
Documentos: (original e cópia)
- Diploma de graduação
- CPF
- RG
- Comprovante de residência
- Uma foto 3x4
Incscrições on-line:
Matriz
Disciplina |
Metodologia da Pesquisa Científica |
Oratória e Expressão |
A Influência das relações interpessoais no processo de ensino-aprendizagem |
Práticas de letramento e o ensino de línguas: leitura e escrita como práticas sociais |
Literatura, ensino e estudos culturais |
Análise do discurso e as práticas de ensino-aprendizagem |
Literaturas africanas em língua portuguesa: confluências históricas, culturais e políticas |
A variação linguística: história, cultura e sociedade |
Literatura amazônica e suas interfaces |
Tópicos em Pragmática e Semântica |
Tópicos de estudos da literatura: gêneros literários |
O uso do português brasileiro: uma perspectiva sociolinguística |
História da literatura e crítica literária |
Investimento