Serviço Social

Fazer esse curso

Informações do curso

Objetivo

O curso tem como objetivo oportunizar aos profissionais do Serviço Social e áreas afins, a produção do conhecimento em saberes da Gerontologia Social sobre seus aspectos sociais, psicológicos, ambientais, econômicos, espirituais, antropológicos e éticos em prol de sua qualificação profissional. Também propiciar a oportunidade de conviver e dinamizar o aprendizado mediado por didáticas com trabalho interdisciplinar de forma a reforçar a ideia que a abordagem de envelhecimento é mais eficiente quando realizada interdisciplinarmente.

• Dominar os conhecimento e saberes da gerontologia social sobre o Processo do Envelhecimento, visando o aprimoramento da prática profissional do Assistente Social no atendimento as questões sociais do público idoso;
  •  Promover situações para o desenvolvimento da capacidade analítica, do raciocínio lógico e da comunicação interpessoal dos profissionais;
  • Desenvolver estratégias de Técnica de Mediação de Conflitos para se trabalhar as relações Intergeracional no ambiente intrafamiliares e institucionais;
  • Aferir no campo de intervenção do Serviço Social, a hegemonia na produção do conhecimento e da pesquisa enquanto profissão que opera diretamente com direitos e políticas sociais, a relevância dentro do campo da Gerontologia Social;
  • Promover a Interdisciplinaridade com as diversas áreas do saber, para apreender a situação da velhice que deve ser pensada e levada em consideração pelos órgãos públicos, familiares e sociedade civil.
  • Promover Seminário sob a ótica Antropológica na dinâmica inserção dos aspectos relacionados à Gerontologia Social devido as demandas posta a profissão provenientes do envelhecimento humano populacional;
  • Proferir a renovação da imagem profissional e por tornar o Serviço Social contemporâneo de seu tempo, colocando-o como interlocutor reconhecido no campo das ciências sociais.

Público alvo

Assistentes Sociais e Profissionais Graduados e interessados na área.

Periodicidade

• As aulas ocorrem nos finais de semana.

16 MESES (*)

(*) Disciplinas: 13 meses
Trabalho de conclusão: 03 meses

Nº de vagas

Local: Secretaria da Pós-graduação

Documentos: (original e cópia)

• Diploma de graduação
  • CPF
  • RG
  • Comprovante de residência
  • Uma foto 3x4

Incscrições on-line:

Matriz

Denominação da disciplina
Metodologia Científica
Questão social do envelhecimento populacional humano
Aspectos físicos, psicológicos, sociais, culturais do envelhecimento
O serviço social no campo da gerontologia social
Políticas públicas no envelhecimento populacional
Dinâmica de grupo na formação profissional
Cultura das relações intergeracionais
Mediação na resolução de conflitos
Os estereótipos da cultura da velhice no cenário amazônico
Gerontologia social e a interdisciplinaridade
O aspecto biopsicossocial do envelhecimento humano
Empreendedorismo na assistência social do idoso
Estudo antropológico da violência contra o idoso

Investimento

Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro: Nazaré. Entre Av.Generalíssimo Deodoro e Trav. 14 de Março, CEP: 66.040-174.

© Centro Universitário Fibra.