Alunos do curso de Direito lotaram o auditório da Fibra, para o primeiro dia da Jornada de Prática Forense. O evento reuniu autoridades e renomados profissionais do Direito, na tarde ontem, 22 de agosto.

A jornada foi proferida pelo coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), Vicente Noronha Filho, que agradeceu a presença dos palestrantes e importância das palestras para o conhecimento dos alunos da instituição.

Um dos convidados para participar da jornada foi o juiz da 3º vara da Infância e Juventude, Vanderley de Oliveira Silva, que destacou sua experiência profissional e desafios dentro do Tribunal de Justiça do Estado Pará (TJPA).

Segundo Vanderley, estatísticas mostram a crescente participação de crianças e adolescentes cometendo atos infracionais, para isso, pontuou vários aspectos que levam o jovem contribuir na prática de crime, entre elas, a ausência da família, já que boa parte das mães não possui ajuda paterna, além da evasão escolar, exclusão social e as influências das redes sociais, por meio do desenfreado desejo consumista dos jovens. “Desenvolvo o projeto “Reescrevendo sua História”, que oferece cursos profissionalizantes a jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, além disso, oferece atendimento multidisciplinar a egressos e socioeducativas. O projeto é desenvolvido, por meio da parceria do TJPA com o Ministério Público do Trabalho, juntamente a 15 entidades”, relatou o juiz.

Outros assuntos foram debatidos durante a jornada, como a importância da comunicação para o profissional de Direito, paz social e justiça restaurativa para assistidos da Defensoria Pública do Estado do Pará, através da coordenadora do Núcleo de Atendimento Referencial (NARE), Symonne Filocreão.

Por sua vez, a Comissão dos Jovens advogados da OAB – Presidente, Afonso Rebelo Furtado, incentivou os discentes a procurar áreas de afinidades para atuar como profissional, além da importância do networking. “A profissão do direito é muito comunitária, então precisamos fazer contatos com as pessoas”, pontuo.

O evento terá continuidade hoje, com abertura às 16h, no auditório da Fibra.