Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação Nº 204, de 25 de junho 2020. Publicada no DOU nº 128 de 25/06/2020.
Objetivo Geral
O Curso de Administração do Centro Universitário Fibra tem como objetivo geral formar Administradores com visão sistêmica das organizações, aptos a atuar de forma pró-ativa em situações novas e em contínua mutação, como é o caso das empresas contemporâneas.
Habilidades e Competências
O profissional de administração necessita desenvolver habilidades criativas, empreendedoras e de gerenciamento sustentáveis, sabendo utilizar seus conhecimentos de tomada de decisões bem como sua capacidade de compreender questões cientificas, técnicas, econômicas, administrativas, sociais, de forma a aproveitar os pontos fortes da região amazônica e evitar que os pontos fracos sejam empecilhos para o desenvolvimento.
O Curso de Graduação em Administração possibilitará a formação de profissional que revele as seguintes competências e habilidades:
- Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo administrativo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
- Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações inter-pessoais ou inter-grupais;
- Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
- Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
- Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
- Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.
Áreas de Atuação
O administrador é responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa ou instituição. Este profissional pode trabalhar em hospitais, empresas públicas, escolas, ONGs ou mesmo administrar seu próprio negócio.
Gerência administrativa pública e empresarial, planejamento público e empresarial, desenvolvimento de sistema de gestão, elaboração de estratégia de mercado, consultoria e assessoria em empreendimentos públicos e privados, elaboração e implementação de sistemas empresariais e planejamento regional.
- Regulamentação Profissional: Conselho Nacional de Educação
- Integralização: 8 semestres
- Coordenação: Wilson Ricardo Cardoso Silva
Perfil do Profissional
Criativo, dinâmico, flexível, líder, estratégico e comprometido com uma sociedade melhor e mais justa.
Carga Horária
3.600 horas
Duração
8 semestres (4 anos)
Turnos
Tarde e Noite
Investimento
Coordenação
Wilson Ricardo Cardoso Silva
Possui graduação em Administração pela Universidade da Amazônia. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Análise de Sistemas. Atualmente é professor da Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Consultor Empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informações Gerenciais e Tecnologia da Informação e Sistemas de Inteligência Artificial.
Diferenciais