Palestras, debates, cinema, além de muita troca de experiência foi um pouco da Jornada Jurídica do curso de Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra), no último dia 17, no auditório da instituição. Em sua 19ª edição, os alunos do curso de Direito trocaram conhecimento entre os magistrados e profissionais do direito.

A jornada teve como tema a "Cidadania e Democracia: 30 anos da Constituição Federal”, onde recebeu os magistrados Vanderley de Oliveira; juiz titular da 3ª Vara da Infância e Juventude da capital, Henrique Dantas Cruz; juiz Federal e Afonso Júnior; Procurador do Estado.

Na ocasião, um dos temas debatidos foi a “Aplicabilidade do art5° - Direito à vida e a repercussões da ADPF 442”, com a presença do juiz Vanderley de Oliveira, que destacou a importância do direito à vida como caráter universal e de interesse de toda a humanidade. A ADPF 442, afirma a criminalização do aborto até a 12ª semana desrespeita preceitos constitucionais fundamentais, tais como, dignidade da pessoa humana, da cidadania e dentre outros.

Vanderley comenta que os direitos humanos estão relacionados com a vida intrauterina. “A descriminalização do aborto precisa ser analisada, já que ela é complexa. O Supremo Federal já realizou audiência pública sobre o tema, por isso estamos na expectativa para o julgamento”, explicou.

A mesa redonda teve a presença da Dra. Fé Motoki e Professora da Fibra, Shelley Primo. A Dra. Fé Motoki falou da visão médica sobre o aborto, bem como suas consequências para a paciente. Já Shelley Primo, analisou a temática como uma questão social e política, para que seja avaliada como questão de saúde pública. “A descriminalização fala, sobretudo da escolha da mulher com seu corpo, uma vez que envolve a saúde e dignidade delas”, esclareceu.

O “Ativismo Judicial: A politização do STF” e "A Essencialidade da Justiça Fiscal e os Preceitos Principiológicos da CF/88", também foi debatido, com a participação dos alunos que realizaram perguntas.

Além das palestras, os alunos assistiram a exibição do filme “A Balada de Adam Henry”, que debateu a colisão dos direitos humanos. A jornada foi organizada pelo coordenador do curso de Direito, José Gomes de Melo, e pela Liga Acadêmica dos Estudantes de Direito (LAED).