Aos alunos, pais, responsáveis e toda comunidade Fibra.

Ante a realidade, amplamente divulgada por todos os veículos de comunicação, da propagação do novo coronavírus, a ponto da Organização Mundial da Saúde já ter declarado estado de Pandemia, posto que a proliferação da doença já se faz praticamente em todo o planeta, inclusive no Brasil, com incidência em nível preocupante, especialmente na região Sudeste. Mesmo o Estado do Pará, até agora, estando isento de casos confirmados, precisamos tomar medidas preventivas para evitar que esse mal se propague entre nós.

Portanto, neste momento, além da orientação para que todos sigamos com disciplina as recomendações feitas pelo Ministério, Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, faz-se necessário que todos trabalhemos juntos na implementação de medidas básicas de proteção, para que possamos manter nosso ambiente Institucional saudável.

Assim, o Centro Universitário Fibra, usando as orientações oficiais e buscando a proteção da sua comunidade, decidiu tomar as seguintes medidas:

• Disponibilização de álcool gel nos ambientes da FIBRA e intensificação da higiene nas áreas internas.
  • Os bebedouros serão interditados. Portanto, cada aluno deverá trazer sua garrafinha de água, conforme orientação dos órgãos de controle sanitário.
  • Solicitamos aos alunos que viajaram recentemente para países da Europa, da Ásia ou da América do Norte, e mesmo São Paulo e Rio de Janeiro, que não frequentem as aulas por um período de 14 dias, que é o período de incubação do Coronavírus, que já tem transmissão comunitária nestas localidades.
  • Caso venham apresentar sintomas de gripe ou resfriado, ou tenham tido contato com alguém com suspeita ou confirmação do COVID-19, recomendamos que não frequentem as aulas e procurem orientação médica.
  • Embora as vacinas de gripe não protejam contra o Coronavírus, é importante também que, sob orientação médica, todos mantenham as vacinações em dia. Estes cuidados são medidas preventivas muito importantes para reduzir a transmissão do Coronavírus, bem como de outro microrganismos.
  • Fica também o reforço nas recomendações das autoridades em saúde relativas aos cuidados pessoais, como a higienização constante das mãos, e evitar ao máximo o contato delas com boca, nariz e olhos, evitar também o compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos, talheres, telefones celulares e outros.

O Centro Universitário Fibra continua em constante contato com os Ministérios e Secretarias de Saúde e Educação e qualquer outra medida ou determinação que se façam necessárias serão imediatamente tomadas e feita a comunicação.

Vicente de Paulo Tavares Noronha

Reitor