Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) participaram de visita acadêmica no dia 9 deste mês, no edifício-sede do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). O objetivo foi conhecer a rotina de trabalho do Poder Judiciário do Pará, além de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário e a importância da relação entre a teoria da sala de aula e a prática para o aprendizado.

Os estudantes conferiram palestra do analista judiciário Paulo Vitor Sereni Murrieta, que falou sobre a estrutura e o funcionamento do Judiciário. Entre outros tópicos, o servidor esclareceu conceitos como instância e entrância; carreira de magistrados e competência das turmas julgadoras. Os universitários também acompanharam a sessão das Câmaras Criminais Reunidas.

A diretora do Departamento de Documentação e Informação do TJPA, Pollyanna Pires, ressaltou que a visita garante conhecimento aos estudantes do curso de Direito. “É interessante o Judiciário intermediar esse contato do acadêmico com a instituição, a fim de orientar de fato onde funciona cada órgão, como eles fazem, por exemplo, para vir protocolar um processo. Eles saem daqui tendo essa noção dos locais, de como funcionam, e entendendo um pouquinho da importância também do trabalho da própria instituição”, observou a diretora.