Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação Nº 109, de 04 de fevereiro de 2021. Publicada no DOU Nº 25 de 05/02/2021.

Objetivo Geral

Graduar profissionais com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitados a atuar em todos os níveis de atenção à saúde e aptos ao exercício de suas atividades profissionais.

Objetivos Específicos

  • Preparar profissionais com conhecimento profundo da relação estrutura-função do organismo humano, dos mecanismos causais das doenças, dos princípios básicos da terapêutica, dos métodos de investigação e análise laboratorial complementares aos diagnósticos e daqueles de interesse para o saneamento do meio ambiente, para a bromatologia, toxicologia, produção de bioderivados;
  • Abordar as áreas de conhecimento, habilidades, atitudes e valores éticos, fundamentais à formação profissional e acadêmica;
  • Contemplar a abordagem de temas observando o equilíbrio teórico-prático, desvinculado da visão tecnicista, permitindo na prática e no exercício das atividades a aprendizagem da arte de aprender;
  • Buscar a abordagem precoce de temas inerentes às atividades profissionais de forma integrada e interdisciplinar;
  • Favorecer a flexibilização curricular de forma a atender interesses mais específicos/atualizados, sem perda dos conhecimentos essenciais ao exercício da profissão;
  • Proporcionar o desenvolvimento das atividades complementares para a autonomia intelectual do aluno;
  • Desenvolver atitude investigativa que favorecendo o processo contínuo de construção do conhecimento, por meio da pesquisa e da extensão;
  • Comprometer o aluno com o desenvolvimento científico e a busca do avanço técnico associado ao bem-estar, à qualidade de vida e ao respeito aos direitos humanos;
  • Desenvolver habilidades capazes de articular o saber, o ser, o conviver e o fazer na dimensão profissional;
  • Proporcionar aprendizado interdisciplinar para superar os desafios do exercício profissional da modernidade, propiciando o autodesenvolvimento do discente;
  • Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de gestão e liderança.
  • Contribuir para a investigação científica aplicada à realidade paraense e da região norte.

Habilidades e Competências

As competências básicas serão desenvolvidas através dos estudos relativos à concepção do ser humano, sua organização estrutural e funcional, sua relação com o mundo, o conhecimento dos fatores envolvidos no processo saúde doença, além da organização dos estudos na instituição e a metodologia do trabalho científico.

A formação do Biomédico pretende dotá-lo dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

  • Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e continua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
  • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
  • Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
  • Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
  • Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Competências Profissionalizantes

As Competências específicas pretendem ampliar conhecimentos técnicos e científicos, estimular e desenvolver habilidades humanistas, psicomotoras, cognitivas e associativas indispensáveis para a execução adequada das atividades dos exames em medicina diagnóstica e para promoção da saúde. A formação do Biomédico também pretende favorecer o conhecimento para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:

  • Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional;
  • Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o;
  • Atuar multiprofissionalmente, interdisciplinarmente e transdisciplinarmente com extrema produtividade na promoção da saúde baseado na convicção científica, de cidadania e de ética;
  • Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
  • Exercer sua profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social;
  • Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios;
  • Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos;
  • Realizar, interpretar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos, microbiológicos e histoquímicos, biologia molecular, bem como análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança;
  • Realizar procedimentos relacionados à coleta de material para fins de análises laboratoriais e toxicológicas;
  • Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia;
  • Realizar análises fisico-químicas e microbiológicas de interesse para o saneamento do meio ambiente, incluídas as análises de água, ar e esgoto;
  • Atuar na pesquisa e desenvolvimento, seleção, produção e controle de qualidade de hemocomponentes e hemoderivados, incluindo realização, interpretação de exames e responsabilidade técnica de serviços de hemoterapia;
  • Exercer atenção individual e coletiva na área das análises clínicas e toxicológicas;
  • Gerenciar laboratórios de análises clínicas e toxicológicas;
  • Atuar na seleção, desenvolvimento e controle de qualidade de metodologias, de reativos, reagentes e equipamentos;
  • Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial;
  • Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional;
  • Realizar análises para aferição da qualidade de alimentos;
  • Assumir a responsabilidade técnica para as empresas que comercializam produtos, excluídos os farmacêuticos, para laboratórios de análises clínicas e bioderivados;
  • Atuar na área de diagnóstico por imagem, sob supervisão médica.
  • Formar um raciocínio dinâmico, rápido e preciso na solução de problemas dentro de cada uma de suas habilitações específicas;
  • Ser dotado de espírito crítico e responsabilidade que lhe permita uma atuação profissional consciente, dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população humana;
  • Exercer, além das atividades técnicas pertinentes a profissão, o papel de educador, gerando e transmitindo novos conhecimentos para a formação de novos profissionais e para a sociedade como um todo.

Áreas de Atuação

O profissional desta área está preparado para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, preparado para o exercício de inúmeras atividades atinentes à área, com competência para a promoção de saúde e prevenção de doenças. O Biomédico tem um mercado de trabalho diversificado e em grande expansão. Atua no suporte ao diagnóstico em saúde, pesquisa e docência, bem como nas análises ambientais, onde faz análise físico-química e microbiológica para o saneamento do meio ambiente; nas indústrias para trabalhar com soros, vacinas, reagentes, controle de qualidade; na administração e gerenciamento na área da saúde.

Perfil do Profissional

O perfil almejado do egresso do curso de Biomedicina da FIBRA é de um profissional com formação generalista, humanista crítica e reflexiva alinhado às exigências do sistema de saúde vigente, à atenção integral a saúde no sistema regionalizado e hierarquizado de referência e contra-referência, familiarizado com o trabalho em equipe, capaz de utilizar base científica consistente, pautado em princípios éticos, e na compreensão a realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atenção para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Carga horária

4.280h

Duração

8 semestres (4 anos)

Turno

Manhã

Investimento

Coordenação

patricia marquesPatrícia Bentes Marques

Possui graduação em Ciências Biológicas: Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará (1992) e mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Curso de Doutorado pelo PPG em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários (UFPA). Atua nas seguintes áreas temáticas: diagnóstico laboratorial, saúde, ensino, pesquisa, microbiologia, parasitologia.

Diferenciais

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