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ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação Nº 277, de 20 de abril de 2018. Publicado no Dou nº 77 de 23/04/2018.

Objetivo Geral

Formar Licenciado Pleno em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, no contexto oral e escrito, consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro.

Habilidades e Competências

Competências desejadas para o licenciado em português/inglês:

  • I. Domínio teórico e descritivo dos componentes fonológicos, morfossintáticos, léxicos, semânticos e pragmáticos da língua portuguesa e da língua inglesa;
  • II. Domínio de diferentes noções de gramática e (re)conhecimento das variedades linguísticas existentes, bem como dos vários níveis e registros de linguagem;
  • III. Capacidade de analisar, descrever e explicar, diacrônica e sincronicamente, a estrutura e funcionamento de uma língua, em particular das línguas portuguesa e inglesa;
  • IV. Capacidade de compreender os fatos da língua e de conduzir investigações de língua e linguagem, mediante aplicação de diferentes teorias a problemas de ensino da língua materna e estrangeira;
  • V. Capacidade de analisar criticamente as diferentes teorias que fundamentam as investigações de língua e linguagem;
  • VI. Domínio ativo e crítico de um repertório representativo de literatura em língua portuguesa e língua inglesa;
  • VII. Domínio do conhecimento histórico-teórico necessário para refletir sobre as condições sob as quais a escrita se torna literatura;
  • VIII. Domínio do repertório de termos especializados com os quais se pode discutir e transmitir a fundamentação do conhecimento das línguas e das literaturas;
  • IX. Capacidade de operar como professor, como pesquisador e consultor, com as diferentes manifestações linguísticas possíveis, sendo usuário, enquanto profissional, da norma padrão das línguas em questão.
  • X. Capacidade de desempenhar papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de textos de diferentes gêneros e registros linguísticos, e fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas;
  • XI. Atitude investigativa que favoreça o processo contínuo de construção do conhecimento na área e utilização de novas tecnologias.
  • Habilidades desejadas para o licenciado em letras português/inglês:
  • I. Compreender, avaliar e produzir textos de tipos variados em sua estrutura, organização e significado;
  • II. Produzir e ler competentemente enunciados em diferentes linguagens e traduzir umas em outras;
  • III. Descrever e justificar as peculiaridades fonológicas, morfológicas, lexicais, sintáticas, semânticas e pragmáticas do português brasileiro e do inglês, com especial destaque para as variações regionais e sociodialetais, e para as especificidades da norma padrão;
  • IV. Apreender criticamente as obras literárias, não somente por meio de uma interpretação derivada do contexto direto com elas, mas também pela mediação de obras de crítica e de teorias literárias;
  • V. Estabelecer e discutir as relações dos textos literários com outros tipos de discursos e com contextos em que se inserem;
  • VI. Relacionar o texto literário com os problemas e concepções dominantes na cultura do período em que foi escrito e com os problemas e concepções do presente;
  • VII. Interpretar adequadamente textos de diferentes gêneros e registros linguísticos e explicitar os processos ou argumentos utilizados para justificar sua interpretação;
  • VIII. Pesquisar e articular informações linguísticas, literárias e culturais.
  • IX. Conhecer a metodologia do ensino da Língua Portuguesa e da Língua Inglesa.

Áreas de Atuação

O licenciado em Letras pode atuar no Ensino Básico e no Superior, em instituições públicas e privadas, no planejamento, na execução e na avaliação de processos educacionais, em palestras e consultoria em comércio exterior, na revisão de texto no setor de editoração, em pesquisa e consultoria no âmbito empresarial, além de ter amplo espaço no mercado de turismo.

Perfil do Profissional

 Interculturalmente competente, capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos, e consciente de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. O profissional de Letras deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. Assim, o profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários.

Carga horária

A carga horaria horária total do Curso é de 4.280 horas, em horas de 50 minutos, e de 3.600 horas de 60 minutos, e o tempo mínimo de integralização é de 08 semestres.

Duração

8 semestres (4 anos)

Turnos

Tarde e Noite

Investimento

  • Mensalidade R$ 660,00
  • Para pagamento até o vencimento (*) R$530,00
  • Turno Matutino R$462,00 / Turno Noturno R$345,00 (**)
  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais), alunos egressos (Graduação), transferências, alunos de escolas públicas e Portadores de Nota do Enem tem descontos diferenciados, consulte-nos para mais informações.
  • (*) Até o dia 10 de cada mês
  • (**) Condição válida no primeiro ano do curso.

Coordenação

gabriel lagesGabriel Lage Neto

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (2010). Especialista em Gestão da Comunicação pela Universidade de São Paulo, USP (2007). Licenciado em Letras (Português e Literaturas Brasileira e Portuguesa) pela Universidade da Amazônia, UNAMA (2005). Coordenador e professor dos cursos de Letras Licenciatura e Letras Bacharelado da Faculdade Integrada Brasil Amazônia - Fibra. Autor do livro Mito e comunicação: a importância da mitologia e sua presença na mídia (2010). Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação, jornalismo e epistemologia da compreensão, da Faculdade Cásper Líbero. Dedica-se ao estudo de temas relacionados a: comunicação, educação, narrativas, jornalismo, teorias da comunicação, epistemologia da comunicação, língua portuguesa e mitologia.

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.

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