TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Espetáculo teatral “Solo de Marajó”, com atuação de Claudio Barros e direção de Alberto Silva Neto, inspirado na obra de Dalcídio Jurandir está em cartaz, numa nova apresentação em Belém, no auditório da FIBRA, nos dois próximos finais de semana: 6, 7, 13 e 14 de setembro (sábados e domingos), sempre às 20 horas. Uma das novidades dessa temporada se deve ao modo de ingresso: quem for à FIBRA (Gentil entre Generalíssimo e 14 de Março), que pela segunda vez recebe a encenação, poderá assistir à peça pagando quanto puder. Criado em 2009, a partir da obra do escritor paraense Dalcídio Jurandir, considerado o maior expoente da literatura regionalista no Norte, o espetáculo já fez várias incursões em Belém, nos mais diversos espaços, circulou por cinco cidades da Ilha de Marajó no ano passado, além de ter feito duas apresentações em São Paulo – a última delas durante a Virada Cultural, realizada este ano.

“Solo de Marajó” é um espetáculo aparentemente simples. Sobre o palco vazio, o ator narra sozinho oito pequenos episódios extraídos do romance Marajó, o segundo escrito por Dalcídio. Com essas escolhas, a encenação valoriza o papel do atuante como contador de histórias e potencializa a força da prosa dalcidiana na cena. Mas, no palco, a palavra é colocada sobre uma detalhada partitura corporal, fruto de pesquisa sobre as histórias de vida do ator e a observação do corpo de pessoas que habitam o ambiente da vida comum na Amazônia, sobre o qual a obra se funda. Os temas das narrativas vão desde questões políticas e sociais, expondo as contradições de uma sociedade exploradora do homem, até o universo íntimo das relações familiares e paixões amorosas, recheadas de dor, ciúme, vingança e morte. Essa visão multifacetada do autor levou os criadores a uma dramaturgia que não se preocupa em dar conta da fábula romanesca, mas sim em construir um mosaico que representa as relações humanas na Amazônia. Na visão de seus criadores, o processo de permanente investigação sobre “Solo de Marajó”, que já se estende por cinco anos, fez com que o espetáculo se transformasse bastante. “Nós nunca paramos de trabalhar sobre nossa criação, e creio que disso resulta um notável amadurecimento do espetáculo”, explica o diretor Alberto Silva Neto. “Solo de Marajó” tem ainda dramaturgia de Alberto e Claudio em parceria com o dramaturgo Carlos Correia Santos, fotos de JM Conduru e produção de Sandra Conduru. A realização é da FIBRA e Tá Produções, com apoio cultural do Colégio Impacto.

SERVIÇO: Espetáculo teatral Solo de Marajó. Dias 6, 7, 13 e 14 de setembro (sábados e domingos), sempre às 20h, no auditório da FIBRA (Gentil Bittencourt entre Generalíssimo Deodoro e 14 de Março). Pague quanto puder. Mais informações e agendamento de entrevistas: Alberto Silva Neto (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e 8810-3040)/Claudio Barros (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e 8189-2160)

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.