Objetivo Geral

Preparar licenciados em Pedagogia para o exercício da função pedagógica no contexto e abrangência da educação Básica, nos cursos de Ensino Médio, nos Cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar par atuar na Organização, Coordenação e Gestão Educacional, habilitando-os a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e critica na prática escolar de acordo com o tempo, o lugar, enfim, de conformidade com o contexto, seus fins e valores.

Objetivos Específicos

Implementar a flexibilização curricular capaz de atender especificidades e atualizações da área.

  • Formar o profissional como agente do processo de mudança educativa, cultural e social capaz de dar respostas adequadas e fazer intervenções produtivas no campo educacional e social.
  • Proporcionar a formação teórico-prática de fundamentação da pedagogia como ciência, para agir na globalidade do contexto sócio-econômico, político-cultural capaz de refletir de forma crítica no enfrentamento prático dos problemas educativos, de acordo com os valores estéticos, políticos e éticos de uma sociedade democrática.
  • Formar o profissional capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Proporcionar a formação de um professor reflexivo comprometido com a Educação e consciente de que pensar sua formação significa pensá-la de forma contínua de formação inicial e continuada. 
  • Formar profissionais que promovam processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, que busquem uma cultura da paz, solidariedade e de respeito à dignidade humana; cultura esta que permita aos atores sociais adotarem atitudes transformadoras, a fim de diminuir a distância entre o discurso e a prática no cotidiano da comunidade escolar e na sociedade.
  • Desenvolver habilidades capazes de articular o saber, o ser , o conviver e o fazer na dimensão profissional, de forma integrativa entre os diversos níveis da Educação Básica.
  • Propiciar descoberta e vivência de diferentes linguagens na construção de novos saberes.
  • Proporcionar aprendizado interdisciplinar para superar os desafios do exercício profissional da modernidade, propiciando o autodesenvolvimento do discente.
  • Desenvolver capacidade de compreender e respeitar seu meio seja ele social, politico, economico, cultural ou ambiental.
  • Formar o profissional capaz de utilizar o conhecimento para lidar com as questões da diversidade, do multiculturalismo, habilitando-o nesta área, tendo em vista os novos desafios que se fazem presentes no dia- a- dia da sala de aula.
  • Desenvolver habilidades capazes de enfrentar hábitos arraigados e de se ajustar aos desafios da modernidade.
  • Propiciar o conhecimento acerca da Inclusão e das deficiências para que o profissional possa atender aos alunos com necessidades especiais em diferentes níveis da organização escolar, assegurando seus direitos de cidadania;
  • Garantir na formação profissional, as competências técnicas norteadoras do projeto pedagógico, do currículo, da avaliação e da organização institucional.
  • Contribuir para a investigação científica aplicada à realidade amazônica e paraense.

habilidades e competências

Habilidades:

  • Atuar na docência da Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio e da Educação Profissional;
  • Atuar na gestão da escola da Educação Básica ou Profissional, assim como na área de recursos humanos em ambientes não escolares;
  • Coordenar a implementação e avaliação de políticas públicas e institucionais na área da Educação;
  • Produzir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos no campo educacional;

Competências:

  • Capacidade de entender os novos parâmetros da cultura como atividade humana.
  • Saber utilizar as diferentes áreas do conhecimento para produzir a teoria pedagógica.
  • Reconhecer as políticas públicas do campo da educação e intervir nas diferentes instâncias e sistemas em condições de contrapor com políticas pedagógicas menos discriminatórias e mais justas.
  • Implantar formas de gestão democrática, fomentando produzir individual e coletivamente sempre para o bem público, uma educação de qualidade, comprometendo-se com os valores estéticos, políticos e éticos inspiradores de uma sociedade democrática.
  • Capacidade para constituir-se em um agente de mudanças, na perspectiva da inclusão social por meio das atividades de ensino, investigação científica e extensão.
  • Identificar parâmetros para o seu autodesenvolvimento e do meio profissional.
  • Garantir a função social da escola no processo de socialização e na construção do conhecimento.

Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças, jovens e adultos em ambientes escolares ou não.

Áreas de Atuação

O profissional formado em Pedagogia possui um amplo campo de atuação. Está apto a atuar na docência da Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do ensino médio e educação profissional. Poderá, ainda, atuar na área da gestão escolar, coordenação pedagógica, em empresas na área de recursos humanos, em
ambientes não escolares, em hospitais desenvolvendo projetos didático-pedagógicos.

DURAÇÃO DO CURSO: 8 semestres

Perfil do Profissional

Agente do processo de mudança educacional, cultural e social na região. Reflexivo, consciente, criativo e participativo, dinâmico, capaz de lidar com as questões da diversidade, do multiculturalismo, tendo em vista os novos desafios que se fazem presentes no dia-a-dia da sala de aula. 

Carga horária

3.840

Coordenação de Pedagogia

yonah ledaManoela Cavalheiro de Macedo Beltrão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (1999), Doutorado e Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2005). Realiza pesquisa sobre as crenças e práticas parentais. Tem experiência na área de Educação da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia do desenvolvimento, Psicologia da Educação e Aprendizagem, processo ensino-aprendizagem, informática educativa, Tecnologias Educacionais.

Diferenciais Pedagogia

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