Administração

Objetivo Geral

O Curso de Administração da FIBRA tem como objetivo geral formar Administradores com visão sistêmica das organizações, aptos a atuar de forma pró-ativa em situações novas e em contínua mutação, como é o caso das empresas contemporâneas.

Habilidades e Competências   

O profissional de administração necessita desenvolver habilidades criativas, empreendedoras e de gerenciamento sustentáveis, sabendo utilizar seus conhecimentos de tomada de decisões bem como sua capacidade de compreender questões cientificas, técnicas, econômicas, administrativas, sociais, de forma a aproveitar os pontos fortes da região amazônica e evitar que os pontos fracos sejam empecilhos para o desenvolvimento.

O Curso de Graduação em Administração possibilitará a formação de profissional que revele as seguintes competências e habilidades:

  • Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo administrativo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações inter-pessoais ou inter-grupais;
  • Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;

Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.

Áreas de Atuação

O administrador é responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa ou instituição. Este profissional pode trabalhar em hospitais,  empresas públicas, escolas, ONGs ou mesmo administrar seu próprio negócio.

Gerência administrativa pública e empresarial, planejamento público e empresarial, desenvolvimento de sistema de gestão, elaboração de estratégia de mercado, consultoria e assessoria em empreendimentos públicos e privados, elaboração e implementação de sistemas empresariais e planejamento regional.

  • Regulamentação Profissional: Conselho Nacional de Educação
  • Integralização: 8 semestres
  • Coordenação: Wilson Ricardo Cardoso Silva

Perfil do Profissional

Criativo, dinâmico, flexível, líder, estratégico e comprometido com uma sociedade melhor e mais justa.

Carga Horária

3.600 horas

Duração

8 semestres (4 anos)

 

Coordenação de Administração

Wilson Ricardo Cardoso Silva

Possui graduação em Administração pela Universidade da Amazônia. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Análise de Sistemas. Atualmente é professor da Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Consultor Empresarial. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informações Gerenciais e Tecnologia da Informação e Sistemas de Inteligência Artificial.

 

Diferenciais Administração

  • administracao-01.jpg
  • administracao-02.jpg
  • administracao-03.jpg
  • administracao-04.jpg
  • administracao-05.jpg