OBJETIVO GERAL

Graduar Cirurgião-Dentista com forte formação humanística, técnica integrada, científica e ética, orientado para a promoção de saúde, prevenção e controle de doenças bucais prevalentes. Consciente da necessidade de educação continuada, que interaja com a comunidade e seja capaz de alterar o processo saúde doença de saúde bucal da região, de modo a integrar o sistema de saúde, com capacidade de liderança e sensibilidade social.

Objetivos Específicos

Formar o Cirurgião Dentista para atuar como agente promotor da saúde, com ênfase na prevenção e na manutenção da saúde bucal, o que melhora a qualidade da assistência odontológica à comunidade.

O profissional deve ter visão integrada da área de conhecimento, capacitado a assumir um processo de educação continuada, para adaptar-se às modificações do mercado de trabalho em constante evolução do conhecimento científico e tecnológico; e atuar de maneira ética e responsável, na busca da melhoria da qualidade de vida da população.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS

A formação do Cirurgião Dentista requer as seguintes competências e habilidades gerais:

  • Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
  • Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
  • Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter o sigilo das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
  • Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
  • Administração e gestão: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

As Competências inerentes ao cirurgião dentista compreendem a progressão do aluno principalmente no 2o, 3o, 4o e 5º anos onde são trabalhados conhecimentos técnicos e científicos e desenvolvidas habilidades humanistas, psicomotoras, cognitivas e associativas indispensáveis para a execução das atividades técnicas da odontologia e para promoção da saúde.

ÁREAS DE ATUAÇÃO

 Os futuros cirurgiões-dentistas podem trabalhar em diversas áreas, como em clínicas, hospitais, programas de saúde da família, em auditorias de serviços de saúde, e dentro dos atendimentos especializados. Outra possibilidade de atuação é no campo da docência e da pesquisa, em diversas áreas da ciência odontológica.

Perfil do Profissional

O curso proporciona uma formação holística e humanística, dentro de um padrão de ética profissional, em que o aluno vai adquirir conhecimentos para identificar as afecções buco-maxilo-facial, propor e executar os planejamentos adequados a cada caso dentro da ciência odontológica, planejar e administrar serviços de saúde comunitária, acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, novos materiais, biotecnologia) no exercício da profissão.

Deste modo, os alunos do curso de Odontologia devem aprender, ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços de saúde, o que inclusive, estimula e desenvolve a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação por meio da interdisciplinaridade.   

Carga Horária

 5.180 horas

Duração

10 semestres (5 anos)

 

Coordenação de Odontologia

Marcelo Figueiredo Lobato

Prof. Dr. Marcelo Lobato, Residência em Odontologia Estética –São Paulo, Especialização em Dentística –UFPa, Mestrado em Dentística- UFPa, Doutorado em Biomateriais- CPO/Faculdade São Leopoldo Mandic-Campinas, Membro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística, 3M Opinion Maker.

 

Diferenciais Odontologia

  • odontologia-01.jpg
  • odontologia-02.jpg
  • odontologia-03.jpg
  • odontologia-04.jpg
  • odontologia-05.jpg