CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FIBRA VINCULADOS AO ANO I DO 7º CICLO AVALIATIVO DO ENADE

• Bacharelado em: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Odontologia

Objetivos do exame
O ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do MEC (SINAES/MEC), juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

• O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de participação condição indispensável para a conclusão do curso.
  • O Enade é uma forma de avaliar o curso e a instituição por meio do desempenho dos alunos na prova. O resultado do ENADE é um indicador de qualidade que serve de referência para o ciclo avaliativo do SINAES/MEC.
  • O conceito ENADE em conjunto com as informações do Censo da Educação Superior e as respostas dos alunos no Questionário Socioeconômico servem de base para o cálculo do CPC (Conceito Preliminar de Curso). O CPC é a nota do curso.

Estudantes habilitados do Centro Universitário Fibra

Deverão ser inscritos no Enade 2023 os estudantes que atendam os seguintes critérios de habilitação:

I - Estudantes ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2023, devidamente matriculados, e que tenham de zero (0) a vinte e cinco por cento (25%) da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o final das inscrições do ENADE 2023;

II - Estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2023 ou que tenham cumprido oitenta por cento (80%) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o final das inscrições do ENADE 2023.

Inscrição dos estudantes pelo Centro Universitário Fibra

A Instituição de Educação Superior (IES), por meio dos coordenadores dos cursos participantes deverão inscrever os estudantes habilitados no Sistema ENADE no período de 27 de junho a 31 de agosto de 2023.

Cadastro dos estudantes

Os estudantes concluintes inscritos deverão, obrigatoriamente, acessar o Sistema Enade no endereço https://enade.inep.gov.br e realizar o cadastro no período de 27/06 a 18/11/2023, informando seus dados pessoais e de contato, para receber as informações relativas ao exame.

Notas

• Os estudantes que precisarem de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social, no dia do exame, deverão solicitar o atendimento no período de 1º a 08/09/2023.
  • Resultado da solicitação de atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social será dia 15/09/2023.
  •  Prazo para recurso em caso de indeferimento de solicitação será de 16/09 a 22/09/2023.
  • A partir de 06 a 26/11/2023, os estudantes deverão verificar no Sistema ENADE o local da Prova.

Questionário do estudante
Os estudantes inscritos como concluintes deverão preencher o questionário do estudante no Sistema ENADE (http://enade.inep.gov.br), no período de 01/09 a 25/11/2023.

• O preenchimento completo do questionário é requisito necessário para a visualização do local da prova.
  • A regularidade no ENADE 2023 será atribuída mediante o preenchimento completo do Questionário do Estudante e a realização da prova.

Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição:

O Estudante que estiver em mais de um curso no ciclo do Enade deverá indicar o curso que vai fazer o Enade, no período de 1/09 a 15/09/2023

Solicitação de dispensa de participação na prova pelo estudante:

O Estudante que não fizer a prova do ENADE, deverá solicitar dispensa de participação na prova pelo Estudante, no período de 04/01 a 09/02/2024.

Recurso das solicitações de dispensa do estudante, indeferidas pela IES

O Estudante que tiver seu processo indeferido pela IES deverá entrar com recursos no período 21/02 a 06/03/2024.

Data do exame
A prova do ENADE 2023 será aplicada no dia 26 de novembro de 2023, no Brasília, somente para os Estudantes Concluintes.

Abertura dos portões 12h
Fechamento dos portões 13 h