A Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA, desenvolve atividades de investigação científica, promovendo ações que contribuam com as atividades de ensino e extensão. Assim, fomenta o desenvolvimento de projetos que evidenciem relevância acadêmica, tecnológica, científica e social, como princípio educativo e de veiculação dos conhecimentos a serviço do crescimento econômico e da promoção da qualidade de vida da comunidade. Para isso, investe em linhas de investigação pré-definidas pelos respectivos cursos de graduação, com enfoque prioritário em temas e problemas regionais amazônicos.

A FIBRA também desenvolve o Programa de Apoio à Iniciação Científica entendendo a importância de envolver alunos da graduação em projetos de Investigação Científica, para sua desenvoltura acadêmica no campo profissional e ou para seu ingresso em programas de pós-graduação, lato e stricto sensu.

Observa-se que, a cada ano, vem aumentando o quantitativo tanto de projetos de investigação científica quanto de alunos de iniciação científica. A seguir, apresentamos o panorama da Investigação Científica e da Iniciação Científica da FIBRA, no período de 2014 a 2016, divulgando os projetos desenvolvidos; os trabalhos apresentados em congresso; e os trabalhos publicados em manuais acadêmicos.