TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

No dia 30 de maio de 2016, das 18 às 18h45, no espaço Cultural da FIBRA, com entrada franca, haverá a apresentação do Grupo Afoxé Ita Lemi Sinasvuru, como programação do projeto "Segunda, ao cair da tarde”, coordenado pelo Prof. Marcos Valério.

O Show do Afoxé Ita Lemi Sinavuru é a expressões de matriz afrobrasileira, uma manifestação não só das raízes culturais africanas, mas também uma expressão da própria identidade brasileira, fato que constitui, no tecido social brasileiro, uma das dimensões de sua sócio-diversidade, na música, na dança, na moda, as raízes africanas emprestam ao Brasil um tipo específico de identidade.

Através da musicalidade do Afoxé, um conjunto de expressões que permeia esta estética africana de ser, rica em sonoridades e movimentos que contemplam e fortificam nossas identidades apreendidas e praticadas por toda a nossa sociedade, pois como diz o poeta "Eu estou em você mesmo que você me negue".

O Afoxé Ita Lemi Sinavuru, fundado em 2003, é um movimento de africanidades de comportamento específico, seus foliões na sua maioria estão vinculados a diversos Terreiros de Candomblé de Ketu, Angola, Gege, Umbanda, Mina Gege, Mina Nagô, Pajelança.

Têm consciência de grupo, de valores e hábitos que os distinguem de qualquer outro Bloco. Para quem não conhece as Religiões de Matrizes Africanas e suas cantigas, olha como se fosse um bloco carnavalesco, mas é um afoxé de rua, ou seja, uma manifestação de seus seguidores para confraternizar, comemorar e compartilhar com o povo a beleza de nossa cultura. Suas principais características são as roupas, nas cores dos orixás, as cantigas em língua Yorubá, Bantu, Português, instrumentos de percussão, atabaques, agogôs, cabaças, maracás e xequerês. Desta forma, o Afoxé do Pará “ITA LEMI SINAVURU”, que quer dizer pedra forte de felicidade, onde ITA é pedra na língua Tupi Guarani, LEMI é forte na língua Yorubá e SINAVURU é felicidade na língua Bantu traz uma proposta diferente.

Ao longo dos mais de dez anos de criação o afoxé Ita Lemi Sinavuru já produziu de forma independente 03 CDS e mais de 200 Shows pelo Brasil e pelo Pará.

EQUIPE

Produção Executiva: Edson Silva Barbosa

Produção Geral: Jucilene Carvalho

Direção de Arte: Tania Monteiro

Assistente de Produção: André Oliveira

Coordenação Pedagógica: Joana Carmem do Nascimento Machado

Ala de Canto: Edson Catendê / Maria Aparecida Santos, Claudia Peniche

Ala Percussiva: Érbio Eli Souza Barbosa / Silvio Augusto de Albuquerque / Thiago Santos / Bruno Anderson Jansen Costa /Brena Santos Correa / Ejigbo Barbosa – Contra baixo / Teclado /Violão: Wilton Luna

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.