TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Para que o egresso alcance este perfil, o Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 09/2004, proporciona condições para que seus alunos desenvolvam as seguintes competências e habilidades:

  • Leitura, compreensão e elaboração de textos, atos e documentos jurídicos ou normativos, com a devida utilização das normas técnico-jurídicas;
  • Interpretação e aplicação do Direito, considerando a compreensão adequada dos fenômenos políticos, sociais, econômicos, subjetivos e psicológicos, dentre outros;
  • Pesquisa e utilização da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito;
  • Adequada atuação técnico-jurídica, em diferentes instâncias, administrativas ou judiciais, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;
  • Correta utilização da terminologia jurídica ou da Ciência do Direito;
  • Utilização de raciocínio jurídico, de argumentação, de persuasão e de reflexão crítica e sensível, bem como capacidade metafórica e analógica;
  • Julgamento fundamentado e tomada de decisões;
  • Domínio de tecnologias e métodos alternativos para permanente compreensão e aplicação do Direito;
  • Compreensão e relação dos fundamentos filosóficos e teóricos do Direito com sua aplicação prática.

Perspectivas / Possibilidades de Inserção Profissional do Egresso

Com a formação recebida no Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, o egresso está apto a atuar nas diversificadas opções profissionais que a graduação em Direito lhe oferece.

O egresso do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Integrada Brasil Amazônia pode atuar tanto nas carreiras jurídicas tradicionais (Advocacia, Procuradoria/Promotoria, Defensoria Pública, Magistratura, Polícia Federal, Polícia Civil e etc.), como nas novas funções que se abrem no mercado de trabalho para os bacharéis em Direito, tais como: administração de grandes corporações, assessoria e consultorias a empresas e etc.

Importante lembrar que os Cursos de Graduação em Direito formam bacharéis em Direito que devem possuir conhecimentos suficientes para o exercício das carreiras jurídicas tradicionais, tais como Advocacia, Procuradoria/Promotoria, Defensoria Pública, Magistratura, Polícia Federal, Polícia Civil e etc. A formação em Direito é, portanto, generalista, não permitindo o exercício imediato de qualquer das carreiras jurídicas tradicionais.

O bacharel em Direito, portanto, deve ser preparado para o exercício de ampla gama de atividades, fornecendo o ponto de partida para o ingresso nas carreiras jurídicas. Seu perfil deve ser, em nível da formação universitária básica, necessariamente generalista, mesmo quando eleita uma determinada ênfase curricular.

Em Belém, Estado do Pará, as perspectivas / possibilidades de inserção profissional do egresso são bastante amplas, principalmente no que se refere às carreiras tradicionais.

A composição dos órgãos da administração da justiça e segurança revela que o município de Belém sedia, no âmbito da justiça federal, a Seção Judiciária do Estado do Pará; no âmbito da justiça do trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e a Justiça do Trabalho da 8ª Região; no âmbito da justiça eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará, no âmbito da justiça estadual, o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, a Comarca de Belém e os Juizados Especiais da Capital, além da Justiça Militar do Estado, Cartórios de Registro Civil da Comarca da Capital, Cartórios Extrajudiciais da Região Metropolitana de Belém, Cartórios de Títulos e Documentos de Região Metropolitana de Belém.

Belém também abriga o Ministério Público do Estado do Pará, a Procuradoria Geral do Estado do Pará, o Ministério Público Federal: Procuradoria Regional da 1º Região, a Defensoria Pública da União no Estado do Pará, a Defensoria Pública do Estado do Pará, o Conselho Tutelar.

No âmbito da segurança, o município de Belém sedia a Polícia Civil do Estado do Pará e a Polícia Militar do Estado do Pará.

Portanto, a composição dos órgãos da administração da justiça e segurança no município de Belém revela além da possibilidade de ingresso nas carreiras públicas, mediante aprovação em concurso; as possibilidades para o exercício da Advocacia perante o poder judiciário local e mesmo a defesa dos direitos dos cidadãos nos órgãos de segurança pública.

No campo das novas funções que se abrem no mercado de trabalho para os bacharéis em Direito, também é possível afirmar que o município de Belém, assim como o Estado do Pará, apresenta amplas e diversificadas possibilidades de inserção profissional.

Em Belém, estão instaladas indústrias, abrindo perspectivas de cargos na administração dessas corporações, assim como a prestação de serviços de assessoria e consultorias a empresas nas áreas tradicionais do Direito

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.

>