TELEFONES DE CONTATO

91 3266-3110 / 3226-5040

ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Ivestigação Científica

Visando a contribuir para o desenvolvimento da pesquisa na Instituição, a Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA, por intermédio da Diretoria Adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, convida alunos a se submeterem à seleção ao Programa de Iniciação Científica, nos termos da Resolução nº 278/2011 – CONSUP, que fixa as diretrizes do Programa de Bolsas de Iniciação Científica na Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA.

Resolução N.º 257, de 26 de abril de 2011

Apresenta diretrizes para a realização da atividade de pesquisa na Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA.

O Conselho Superior – CONSUP – da Faculdade Integrada Brasil Amazônia, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas e conforme deliberação de seus conselheiros em reunião ocorrida no dia 26 de abril de 2011, RESOLVE:

Art.1º Os projetos de pesquisa na FIBRA poderão ser desenvolvidos por um ou mais cursos, bem como em parceria com outras instituições de ensino superior, com tradição em pesquisa.

Parágrafo Único: Os projetos devem estar de acordo com as linhas de pesquisa explicitadas nos projetos pedagógicos dos cursos.

Art. 2º Os projetos de pesquisa devem surgir nos colegiados de cursos.

§1º Os projetos que envolvem mais de um curso deverão ser submetidos à apreciação dos respectivos colegiados. 

§2º Os projetos deverão informar a carga horária semanal alocada pelo(s) docente(s) envolvido(s), que deverá ser incluída no Plano de Trabalho.

Art. 3º Os projetos de pesquisas deverão ser homologados considerando-se os seguintes critérios:

  1. atualidade e/ou a relevância do tema;
  2. conformidade com a política de pesquisa da instituição;
  3. experiência dos pesquisadores, avaliada pelos currículos apresentados no formulário eletrônico Lattes;
  4. disponibilidade de recursos financeiros e condições de infraestrutura para a realização do projeto;
  5. parecer de comissão de ética em pesquisa aprovando o projeto, nos casos de pesquisas envolvendo humanos e animais.

Parágrafo único: Se a atividade de pesquisa dispensar suporte financeiro institucional os coordenadores deverão informar nos respectivos projetos.

Art.4º O projeto de pesquisa deverá ser iniciado após a homologação pelo CONSUP, sem a qual não poderá haver alocação de carga horária para a atividade de pesquisa do docente.

Parágrafo único: Cabe ao coordenador do Colegiado baixar portaria de alocação de carga horária de pesquisa.

Art. 5º Após a homologação pelo Colegiado, o projeto será encaminhado à Diretoria Adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, acompanhado da ata de aprovação, para registro e posterior encaminhamento à Diretoria Acadêmica, que o enviará ao CONSUP.

Parágrafo Único: O projeto deverá ser submetido ao CONSUP acompanhado do parecer do Comitê Assessor de Pesquisa, constituído pelo Diretor Acadêmico; Diretor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão; e Diretor Adjunto de Graduação.

Art. 6º A participação de cada pesquisador em projetos de pesquisa será de até 20 (vinte) horas semanais, a critério do Colegiado a que se vincula a atividade de pesquisa e de acordo com o regime de carga horária docente da FIBRA.

Art. 7º Poderão participar dos projetos de pesquisa na FIBRA:

  1. docentes da Instituição com titulação de mestre ou doutor ou equivalente;
  2. docentes de outras instituições com titulação de mestre ou doutor ou equivalente;
  3. discentes da FIBRA.

§1º Os discentes poderão executar pesquisa na condição de bolsista de iniciação científica ou voluntário sob a coordenação de um professor pesquisador experiente.

§2º Em caso de professores especialistas, estes poderão participar apenas na condição de colaboradores.

§3º No caso de pesquisador externo não haverá remuneração equivalente.

Art. 8º Os projetos de pesquisa realizados em grupo, com dois ou mais docentes, deverão designar a função de cada um de seus membros, na forma seguinte:

  1. Coordenador: Docente-pesquisador da FIBRA, com titulação de mestre ou doutor ou equivalente, ao qual competirá coordenar e acompanhar os trabalhos de execução da pesquisa; elaborar os relatórios exigidos; assim como, acompanhar o movimento financeiro do projeto; promover as prestações de contas; propor e/ou solicitar providências de interesse da equipe para execução do projeto.
  2. Pesquisador nas seguintes condições: professor do curso de origem do projeto, com titulação de mestre ou doutor ou equivalente; professor de outro curso da instituição, com titulação de mestre ou doutor ou equivalente; professor vinculado a outra instituição, com titulação de mestre ou doutor ou equivalente; bolsista de iniciação científica ou voluntário.

Art. 9º O prazo para execução dos projetos de pesquisa será de até 02 (dois) anos.

§1º Os projetos com financiamento externo terão o prazo de execução fixado pela respectiva agência de fomento.

§2º O coordenador deverá, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, após a conclusão do projeto de pesquisa, apresentar à Diretoria Adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, o relatório técnico, após aprovação no(s) Colegiado(s) envolvido(s).

§3º A não apresentação de relatório técnico final impedirá os participantes do respectivo projeto de submeterem novas propostas de pesquisa.

§4º A mesma sanção será aplicada aos participantes de projeto que não tenha seu relatório técnico final aprovado pelo Colegiado.

Art. 10 No acompanhamento dos projetos de pesquisa, compete à Diretoria Adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão:

  1. definir o modo de apresentação dos relatórios parciais (semestral) e finais dos projetos;
  2. definir os parâmetros para avaliação dos relatórios;
  3. avaliar os relatórios no prazo máximo de 30 (trinta) dias após o recebimento do projeto;
  4. deliberar sobre pedidos de prorrogação dos projetos de pesquisa;

V adotar medidas cabíveis, incluindo a suspensão, para os projetos de pesquisa que não apresentem relatórios parciais ou tenham seus relatórios finais rejeitados;
VI desenvolver outras atividades de assessoramento relacionadas à política institucional de pesquisa.

Art. 11 Deverão ser comunicadas à Diretoria Adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão quaisquer ocorrências que alterem ou inviabilizem o desenvolvimento da atividade de pesquisa.

Art. 12 A Diretoria Adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão deverá prever recursos junto à Faculdade para a execução dos projetos de pesquisa.

Art. 13 Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Acadêmica depois de esta ser orientada pela Diretoria Adjunta de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Art.14 Esta Resolução entra em vigor na data de sua aprovação.

Art. 15 Ficam revogadas as disposições em contrário.

Profª MSc. Maria Isabel de Castro Amazonas
Presidente do Conselho Superior da FIBRA

NOMES PROJETOS COORDENADOR ÁREA
João Victor Nunes Fidellis Análise das práticas de cooperação, aprendizagem e inovação no arranjo produtivo local de indústria de cerâmica estrutural no Município de São Miguel do Guamá Prof. Dr. Marco Antônio Silva Lima Administração
 
Maria Adelaide Rodrigues Damasceno Quilombos contemporâneos: etno-história, territorialidade e políticas públicas Prof. Me. Raimundo Herundino Diniz História
Aline Pantoja Malato
Paulo Fabrício Guedes Araújo Etnografia das práticas pedagógicas de professores das séries iniciais do ensino fundamental: um desafio de se ensinar e de se aprender História e Geografia Profª Ma. Lucidea Santos Pedagogia
Deylane Mendes Siqueira
Rosane D’Arc Pantoja dos Santos Estratégia competitiva aplicada em instituições de ensino superior de Belém Prof. Dr. Rinaldo Moraes Administração
Juliana Kátia Jaqueline da Silva A influência do estilo no uso de marcadores conversacionais Profª Ma. Márcia Almeida Letras
Francisco de Assis Cardoso de Lima Junior “Justiça” nas ruas de Belém! Um estudo de caso dos crimes de “acerto de contas” e a performance da polícia civil de Belém com objetivo de puni-los no período de 2008-2010 Profª Adriana Aviz Direito
Marelyn Rose Nunes de Jesus Produção do memorial do centenário do Colégio Barão do Rio Branco Profª Ma. Lucidea Santos >História
Géssica Cardoso Pinheira
Marlon Weuler Pinheiro dos Santos

Projetos 2013

PROJETOS ÁREA PESQUISADOR
01 Análise microbiológica da água consumida pelos habitantes do município de Belém-PA Saúde Profª Tinara Leila de Souza Aarão
02 Análise parasitológica da água consumida pelos habitantes do município de Belém-PA Saúde Profª. Marcella Almeida;
03 Memória e saberes tradicionais quilombolas no nordeste paraense História Prof. Raimundo Erundino Santos Diniz
04 Memorial do Solar Barão do Guamá: história e memória patrimonial História Profª Lucidea Santos
05 Estrutura e dinâmica operacional do arranjo produtivo local de artesanato cerâmico no distrito de Icoaraci, em Belém/PA Administração Prof. Marco Antônio Lima.
06 Ordem social no Pará: análise jurídica do Programa Bolsa Trabalho Direito Prof. Paulo Rogerio Garcia.

Projetos 2012

PROJETOS ÁREA PESQUISADOR
01 Etnografia das práticas pedagógicas nas séries iniciais da educação básica: um estudo dos desafios de se ensinar e de se aprender História e Geografia Pedagogia Profª Ma. Lucidea Santos
02 A influência do estilo no uso de marcadores conversacionais Letras Profª Ma. Márcia Almeida
03 Estratégia competitiva aplicada em instituições de ensino superior de Belém: um estudo de caso comparativo Administração Prof. Dr. Rinaldo Moraes -
04 Quilombos contemporâneos: etno-história, territorialidade e políticas públicas História Me. Raimundo Herondino Diniz
05 Análise das práticas de cooperação, apredizagem e inovação no arranjo produtivo local de indústria de cerâmica estrutural no Município de São Miguel do Guamá Administração Prof. Dr. Marco Antonio Silva Lima
06 "Justiça" nas ruas de Belém! Um estudo de caso dos crimes de "acerto de contas" e a performance da polícia civil de Belém com objetivo de puni-los no período de 2008-2010 Direito Profª Ma. Adriana de Aviz
07 "Produção do memorial do centenário do Colégio Barão do Rio Branco História Profª Ma. Lucidea Santos

Projetos 2011

PROJETOS ÁREA PESQUISADOR
01 Sistema de Proteção Patrimonial e teoria da Redução das Ocasiões. Direito MSc. Paulo Rogério de Souza Garcia
02 O Perfil Socioeconômico do Estudante do Curso de Direito da FIBRA Direito MSc. José Miranda
03 Etnografia do Ensino Fundamental e Médio História MSc. Lucidea Santos
04 Estudos de Casos sobre Práticas do Ensino de História na Educação Básica de Escolas Públicas de Belém do Pará no Ano de 2010. História MSc. Lucidéa de Oliveira Santos
05

A Prática Docente em Literatura de Expressão Amazônica de Professores de Ensino Fundamnetal.

Letras Dr. Marco Antônio Camelo
06 Menores Envolvidos em Atos Infracionais Direito Dr. Edir Veiga Siqueira
07 A Evolução dos Direitos Trabalhistas nas Constituições Brasileiras. Direito Dr. Pedro Odival
08 As Marcas de Oralidade e os Níveis de Construção Textual em Redações de Vestibulandos da FIBRA/2010 Letras Dr. Joaquim Nepomuceno de Oliveira Neto
09 Comércio Eletrônico e seus Aspectos Comercial, Tributário e Consumerista: uma Abordagem no Estado do Pará Direito MSc. Amadeu dos Anjos Vidonho Junior

manual discente 2017

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.

>