O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Comercial da FIBRA tem como objetivo geral formar profissionais qualificados para desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades da área de gestão comercial, atendendo as diversas formas de intervenção nos diferentes setores, e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias, com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade.
Portaria de Autorização de Reconhecimento do Ministério da Educação nº 213 de 27 de março de 2014. Publicada no DOU nº 60 de 28/03/2014.
O Curso de Graduação em Serviço Social da FIBRA tem como objetivo geral graduar o Assistente Social com formação generalista, com competências: ético-politica, teórico-metodológica e técnico-operativa com ênfase na capacitação para atuar em instituições públicas e privadas de execução, planejamento e gestão de políticas sociais, nos centros urbanos, zonas rurais, regiões com populações ribeirinhas, quilombolas e sociedades indígenas da Amazônia.
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a formação profissional em Serviço Social na FIBRA se propõe a desenvolver as seguintes as competências e habilidades gerais e específicas:
A formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético-politica, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas a:
Controlar, sendo capaz de acompanhar com sistematicidade o desenvolvimento das atividades profissionais e/ou organizacionais;
Proativo, Propositivo, criativo, Dinâmico, focado exerce seu trabalho de forma inter, multi e transdisciplinar comprometido com a garantia dos Direitos Sociais e por uma sociedade mais justa. Profissão regida pela Lei Federal n° 8.662°/93 (Código de ética Profissional do Assistente Social).
Os Assistentes Sociais analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às Políticas Sociais como: saúde; educação; previdência social; habitação; assistência Social e cultura. Elaboram laudos, pareceres e estudos sociais, trabalham no planejamento organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, bem como na assessoria de órgãos públicos e privados, ONGs e movimentos sociais trabalhando ainda como docentes nas Faculdades e Universidades.
Organização de Classe:
O Curso de Graduação em Serviço Social, bacharelado, da FIBRA terá a duração de 3.620 horas/aula totais:
8 semestres (4 anos)
Tarde e Noite
Coordenadora do Curso de Graduação Bacharelado em Serviço Social e Professora da FIBRA. Especialista em Gerontologia pela UFPA e Hospital de Clínicas e Pesquisadora sobre o Processo de Envelhecimento na Amazônia. Pesquisadora pelo Grupo de Pesquisa GEP-SENECTUS da Universidade Federal do Pará- UFPA. Assistente Social Pela UFPA, Especialista em PSICIPEDAGÓGIA pela UEPA e Mestra em Segurança Pública pela UFPA. E Curso a Distância Formação em Mediação de Conflitos, Instrutória em Projetos Sociais.
Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação Nº 109, de 04 de fevereiro de 2021. Publicada no DOU Nº 25 de 05/02/2021.
Formar profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho, tanto individualmente quanto em equipes multiprofissionais com ou sem vinculo institucional, podendo desenvolver atividades nas diferentes áreas da alimentação e nutrição, integrados e comprometidos com as transformações sociais, capazes de adequar sua prática profissional à realidade social, através da compreensão dos princípios humanísticos, éticos e sociais das relações interpessoais.
Em hospital, consultório, academia, restaurante, saúde pública, indústria, educação, pesquisa, hotelaria e marketing.
O egresso do Curso de Graduação em Nutrição da FIBRA tem formação generalista, humanista e crítica, para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento, em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais. A promoção, a manutenção e a recuperação da saúde e a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuem para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.
4.080 horas
8 semestres (4 anos)
Manhã
Possui Graduação em NUTRIÇÃO pela UFPA (1992), Especialização em SAÚDE MENTAL pela ENSP/FIOCRUZ (1998), Especialização em NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA pela FANUT/UFPA (2008), Especialização em FITOTERAPIA APLICADA A NUTRIÇÃO CLINICA E ESPORTIVA-FIBRA (2016) e Mestrado em PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO pelo NAEA/UFPA (2010). Possui 23 anos de experiência profissional, com atuação na área da Gestão pública e Privada, docência, Pesquisa, Alimentação coletiva e Saúde Coletiva (2015).
O curso desenvolve uma nova maneira de organização profissional e tecnológica de graduação, em conformidade com o MEC, buscando qualificar de forma plena, rápida e focada, profissionais aptos para ocuparem relevantes cargos na área de Gestão de Recursos Humanos, com capacitação para atuarem no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, na execução e avaliação de ações e projetos centrados em recursos humanos, com atitudes empreendedoras, éticas e com responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade.
Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação nº 917 de 27 de dezembro de 2018. Publicada no DOU nº 249 de 28/12/2018.
Preparar licenciados em Pedagogia para o exercício da função pedagógica no contexto e abrangência da educação Básica, nos cursos de Ensino Médio, nos Cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar par atuar na Organização, Coordenação e Gestão Educacional, habilitando-os a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e critica na prática escolar de acordo com o tempo, o lugar, enfim, de conformidade com o contexto, seus fins e valores.
Implementar a flexibilização curricular capaz de atender especificidades e atualizações da área.
Habilidades:
Competências:
Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças, jovens e adultos em ambientes escolares ou não.
O profissional formado em Pedagogia possui um amplo campo de atuação. Está apto a atuar na docência da Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do ensino médio e educação profissional. Poderá, ainda, atuar na área da gestão escolar, coordenação pedagógica, em empresas na área de recursos humanos, em
ambientes não escolares, em hospitais desenvolvendo projetos didático-pedagógicos.
8 semestres
Tarde e Noite
Agente do processo de mudança educacional, cultural e social na região. Reflexivo, consciente, criativo e participativo, dinâmico, capaz de lidar com as questões da diversidade, do multiculturalismo, tendo em vista os novos desafios que se fazem presentes no dia-a-dia da sala de aula.
3.840
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (1999), Doutorado e Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2005). Realiza pesquisa sobre as crenças e práticas parentais. Tem experiência na área de Educação da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia do desenvolvimento, Psicologia da Educação e Aprendizagem, processo ensino-aprendizagem, informática educativa, Tecnologias Educacionais.
Av. Gentil Bittencourt 1144, Bairro: Nazaré. Entre Av.Generalíssimo Deodoro e Trav. 14 de Março, CEP: 66.040-174.
Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.