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ENDEREÇO

Av. Gentil Bittencourt 1144.

Graduação

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Comercial da FIBRA tem como objetivo geral formar profissionais qualificados para desenvolver, de forma plena e inovadora, as atividades da área de gestão comercial, atendendo as diversas formas de intervenção nos diferentes setores, e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias, com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade.

Portaria de Autorização de Reconhecimento do Ministério da Educação nº 213 de 27 de março de 2014. Publicada no DOU nº 60 de 28/03/2014.

Objetivo Geral

O Curso de Graduação em Serviço Social da FIBRA tem como objetivo geral graduar o Assistente Social com formação generalista, com competências: ético-politica, teórico-metodológica e técnico-operativa  com ênfase na capacitação para atuar em instituições públicas e privadas de  execução, planejamento e gestão de políticas sociais, nos centros urbanos, zonas rurais, regiões com populações ribeirinhas, quilombolas e sociedades indígenas da Amazônia.

Habilidades e Competências

 Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a formação profissional em Serviço Social na FIBRA se propõe a desenvolver as seguintes as competências e habilidades gerais e específicas:

Competências e habilidades gerais

A formação profissional deve viabilizar uma capacitação teórico-metodológica e ético-politica, como requisito fundamental para o exercício de atividades técnico-operativas, com vistas a:

  • Compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade
  • Identificação das demandas presentes na sociedade, visando a formulação de respostas profissionais para o enfrentamento da questão social;
  • Compreensão da particularização da questão social na relação com a dimensão global e local, na relação com a formação sociohistórica e cultural da região e da diversidade presentes nos municípios e localidades onde o assistente social for chamado atuar

Competências e habilidades específicas

  • Planejar, implementar e avaliar políticas, planos, programas e projetos sociais, considerando que os recursos –  sobretudo, os públicos –podem ser escassos;
  • Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
  • Realizar permanentemente estudos e pesquisas que subsidiem formulação de políticas sociais publicas e privadas e prática cotidiana dos profissionais;
  • Formar e dinamizar parcerias e redes para potencializar a utilização dos recursos disponíveis e o atendimento das necessidades das organizações envolvidas nos programas e projetos;
  • Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
  • Trabalhar com total transparência das ações e sob mecanismos mais atuantes de controle social (Conselhos e Planos Municipais, Orçamentos Participativos, dentre outros.);
  • Oferecer subsídios para avaliar indicadores e critérios sociais, políticos e econômicos na definição de prioridades de ação;
  • Criar instrumentos e meios de sustentação política e financeira das ações junto a grupos, comunidades, populações específicas;
  • Aplicar novas tecnologias de gestão de recursos humanos e de serviços sociais, que tenham como objetivo estimular o espírito cooperativo das equipes de trabalho, além de provocar a responsabilidade social como um princípio ético que deva orientar o trabalho profissional.
  • Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
  • Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
  • Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social;
  • Prestar informações e realizar orientação social à população, decodificando normas organizacionais (procedimentos internos inerentes ao seu funcionamento) e legais (Constituição Federal, Leis, Códigos, Estatutos e outros);
  • Realizar entrevistas, visitas domiciliares, hospitalares, organizacionais;
  • Elaborar relatórios, pareceres e laudos sociais das ações e atendimentos realizados;
  • Organizar, coordenar e avaliar trabalhos com grupos de pessoas no âmbito organizacional e/ou comunitário;
  • Elaborar, gerir e avaliar programas e projetos sociais;
  • Organizar, sendo capaz de conceber e manter estruturas organizacionais consideradas indispensáveis à execução das atividades programadas;
  • Comandar, tendo habilidade para definir e decidir sobre questões políticas e operacionais que envolvam as condições objetivas da prestação de serviços;
  • Coordenar eventos como seminários, congressos, simpósios, debates e outros articulando atividades internas e externas à organização;

Controlar, sendo capaz de acompanhar com sistematicidade o desenvolvimento das atividades profissionais e/ou organizacionais;

Áreas de Atuação

  • Hospital de Forma geral, Centro de Atenção
  • Psicossocial (CAPS), Equipamentos da Política de
  • Assistência Social, Equipe técnicas da Política de Educação,
  • Habitação, Poder judiciário e Ministério Público, Empresas
  • Privadas e/ ou Públicas, Universidades e Institutos
  • Federais de educação, sistema prisional, Organizações não
  • governamentais dentre outros.

Perfil do Profissional

Proativo, Propositivo, criativo, Dinâmico, focado exerce seu trabalho de forma inter, multi e transdisciplinar comprometido com a garantia dos Direitos Sociais e por uma sociedade mais justa. Profissão regida pela Lei Federal n° 8.662°/93 (Código de ética Profissional do Assistente Social).

Os Assistentes Sociais analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às Políticas Sociais como: saúde; educação; previdência social; habitação; assistência Social e cultura. Elaboram laudos, pareceres e estudos sociais,  trabalham no planejamento organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, bem como na assessoria de órgãos públicos e privados, ONGs e movimentos sociais trabalhando ainda como docentes nas Faculdades e Universidades.   

Organização de Classe:

  • CFESS Conselho Federal de Serviço Social
  • CRESS Conselho Regional de Serviço Social
  • ABEPSS Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social

Carga Horária

O Curso de Graduação em Serviço Social, bacharelado, da FIBRA terá a duração de 3.620 horas/aula totais:

  • 2.500/a teórica total
  • 1120 hora/prática total (300 de atividade complementar, 420 horas de estagio supervisionado).

Duração

8 semestres (4 anos)

Turnos

Tarde e Noite

Investimento

  • Mensalidade R$ 660,00
  • Para pagamento até o vencimento (*) R$530,00
  • Turno Matutino R$462,00 / Turno Noturno R$345,00 (**)
  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais), alunos egressos (Graduação), transferências, alunos de escolas públicas e Portadores de Nota do Enem tem descontos diferenciados, consulte-nos para mais informações.
  • (*) Até o dia 10 de cada mês
  • (**) Condição válida no primeiro ano do curso.

Coordenação

tereza cristinaLuciléa da Silva Santos

Coordenadora do Curso de Graduação Bacharelado em Serviço Social e Professora da FIBRA. Especialista em Gerontologia pela UFPA e Hospital de Clínicas e Pesquisadora sobre o Processo de Envelhecimento na Amazônia. Pesquisadora pelo Grupo de Pesquisa GEP-SENECTUS da Universidade Federal do Pará- UFPA. Assistente Social Pela UFPA, Especialista em PSICIPEDAGÓGIA pela UEPA e Mestra em Segurança Pública pela UFPA. E Curso a Distância Formação em Mediação de Conflitos, Instrutória em Projetos Sociais.

Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação Nº 109, de 04 de fevereiro de 2021. Publicada no DOU Nº 25 de 05/02/2021.

Objetivo Geral

Formar profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho, tanto individualmente quanto em equipes multiprofissionais com ou sem vinculo institucional, podendo desenvolver atividades nas diferentes áreas da alimentação e nutrição, integrados e comprometidos com as transformações sociais, capazes de adequar sua prática profissional à realidade social, através da compreensão dos princípios humanísticos, éticos e sociais das relações interpessoais.

Habilidades e Competências

  • A formação do Nutricionista oferecida pelo Curso de Graduação em Nutrição da FIBRA, em consonância com a Resolução CNE/CES nº 05/2001, tem por objetivos gerais dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades específicas:
  • Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformações dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
  • Contribuir para promover, manter e/ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
  • Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
  • Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
  • Atuar na formulação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional, alimentar e sanitária;
  • Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;
  • Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
  • Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando à manutenção e/ou à melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
  • Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, o consumo e a utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
  • Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde;
  • Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Desenvolver atividades de auditoria, assessoria e consultoria na área de alimentação e nutrição;
  • Atuar em marketing de alimentação e nutrição;
  • Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
  • Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando à sua utilização na alimentação humana;
  • Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição;
  • Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.

Áreas de Atuação

Em hospital, consultório, academia, restaurante, saúde pública, indústria, educação, pesquisa, hotelaria e marketing.

Perfil do Profissional

O egresso do Curso de Graduação em Nutrição da FIBRA tem formação generalista, humanista e crítica, para atuar visando à segurança alimentar e à atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento, em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais. A promoção, a manutenção e a recuperação da saúde e a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, contribuem para a melhoria da qualidade de vida, pautada em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural.

Carga horária

4.080 horas

Duração

8 semestres (4 anos)

Turno

Manhã

Investimento

  • Mensalidade R$ 1.400,00
  • Para pagamento até o vencimento (*) R$1.075,00
  • Turno Matutino R$980,00 / Turno Noturno R$700,00 (**)
  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais), alunos egressos (Graduação), transferências, alunos de escolas públicas e Portadores de Nota do Enem tem descontos diferenciados, consulte-nos para mais informações.
  • (*) Até o dia 10 de cada mês
  • (**) Condição válida no primeiro ano do curso.

Coordenação

yonah ledaYonah Leda Vieira Figueira

Possui Graduação em NUTRIÇÃO pela UFPA (1992), Especialização em SAÚDE MENTAL pela ENSP/FIOCRUZ (1998), Especialização em NUTRIÇÃO E SAÚDE COLETIVA pela FANUT/UFPA (2008), Especialização em FITOTERAPIA APLICADA A NUTRIÇÃO CLINICA E ESPORTIVA-FIBRA (2016) e Mestrado em PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO pelo NAEA/UFPA (2010). Possui 23 anos de experiência profissional, com atuação na área da Gestão pública e Privada, docência, Pesquisa, Alimentação coletiva e Saúde Coletiva (2015).

Diferenciais

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O curso desenvolve uma nova maneira de organização profissional e tecnológica de graduação, em conformidade com o MEC, buscando qualificar de forma plena, rápida e focada, profissionais aptos para ocuparem relevantes cargos na área de Gestão de Recursos Humanos, com capacitação para atuarem no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, na execução e avaliação de ações e projetos centrados em recursos humanos, com atitudes empreendedoras, éticas e com responsabilidade com o meio ambiente e a sociedade.

Portaria de Renovação de Reconhecimento do Ministério da Educação nº 917 de 27 de dezembro de 2018. Publicada no DOU nº 249 de 28/12/2018.

Objetivo Geral

Preparar licenciados em Pedagogia para o exercício da função pedagógica no contexto e abrangência da educação Básica, nos cursos de Ensino Médio, nos Cursos de Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar par atuar na Organização, Coordenação e Gestão Educacional, habilitando-os a conhecer, analisar, avaliar e atuar de forma consciente e critica na prática escolar de acordo com o tempo, o lugar, enfim, de conformidade com o contexto, seus fins e valores.

Objetivos Específicos

Implementar a flexibilização curricular capaz de atender especificidades e atualizações da área.

  • Formar o profissional como agente do processo de mudança educativa, cultural e social capaz de dar respostas adequadas e fazer intervenções produtivas no campo educacional e social.
  • Proporcionar a formação teórico-prática de fundamentação da pedagogia como ciência, para agir na globalidade do contexto sócio-econômico, político-cultural capaz de refletir de forma crítica no enfrentamento prático dos problemas educativos, de acordo com os valores estéticos, políticos e éticos de uma sociedade democrática.
  • Formar o profissional capaz de desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educativas;
  • Proporcionar a formação de um professor reflexivo comprometido com a Educação e consciente de que pensar sua formação significa pensá-la de forma contínua de formação inicial e continuada. 
  • Formar profissionais que promovam processos de ensino e aprendizagem ativos, criativos e participativos, que busquem uma cultura da paz, solidariedade e de respeito à dignidade humana; cultura esta que permita aos atores sociais adotarem atitudes transformadoras, a fim de diminuir a distância entre o discurso e a prática no cotidiano da comunidade escolar e na sociedade.
  • Desenvolver habilidades capazes de articular o saber, o ser , o conviver e o fazer na dimensão profissional, de forma integrativa entre os diversos níveis da Educação Básica.
  • Propiciar descoberta e vivência de diferentes linguagens na construção de novos saberes.
  • Proporcionar aprendizado interdisciplinar para superar os desafios do exercício profissional da modernidade, propiciando o autodesenvolvimento do discente.
  • Desenvolver capacidade de compreender e respeitar seu meio seja ele social, politico, economico, cultural ou ambiental.
  • Formar o profissional capaz de utilizar o conhecimento para lidar com as questões da diversidade, do multiculturalismo, habilitando-o nesta área, tendo em vista os novos desafios que se fazem presentes no dia- a- dia da sala de aula.
  • Desenvolver habilidades capazes de enfrentar hábitos arraigados e de se ajustar aos desafios da modernidade.
  • Propiciar o conhecimento acerca da Inclusão e das deficiências para que o profissional possa atender aos alunos com necessidades especiais em diferentes níveis da organização escolar, assegurando seus direitos de cidadania;
  • Garantir na formação profissional, as competências técnicas norteadoras do projeto pedagógico, do currículo, da avaliação e da organização institucional.
  • Contribuir para a investigação científica aplicada à realidade amazônica e paraense.

habilidades e competências

Habilidades:

  • Atuar na docência da Educação Infantil, nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio e da Educação Profissional;
  • Atuar na gestão da escola da Educação Básica ou Profissional, assim como na área de recursos humanos em ambientes não escolares;
  • Coordenar a implementação e avaliação de políticas públicas e institucionais na área da Educação;
  • Produzir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos no campo educacional;

Competências:

  • Capacidade de entender os novos parâmetros da cultura como atividade humana.
  • Saber utilizar as diferentes áreas do conhecimento para produzir a teoria pedagógica.
  • Reconhecer as políticas públicas do campo da educação e intervir nas diferentes instâncias e sistemas em condições de contrapor com políticas pedagógicas menos discriminatórias e mais justas.
  • Implantar formas de gestão democrática, fomentando produzir individual e coletivamente sempre para o bem público, uma educação de qualidade, comprometendo-se com os valores estéticos, políticos e éticos inspiradores de uma sociedade democrática.
  • Capacidade para constituir-se em um agente de mudanças, na perspectiva da inclusão social por meio das atividades de ensino, investigação científica e extensão.
  • Identificar parâmetros para o seu autodesenvolvimento e do meio profissional.
  • Garantir a função social da escola no processo de socialização e na construção do conhecimento.

Fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças, jovens e adultos em ambientes escolares ou não.

Áreas de Atuação

O profissional formado em Pedagogia possui um amplo campo de atuação. Está apto a atuar na docência da Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do ensino médio e educação profissional. Poderá, ainda, atuar na área da gestão escolar, coordenação pedagógica, em empresas na área de recursos humanos, em
ambientes não escolares, em hospitais desenvolvendo projetos didático-pedagógicos.

Duração do Curso

8 semestres

Turnos

Tarde e Noite

Investimento

  • Mensalidade R$ 660,00
  • Para pagamento até o vencimento (*) R$530,00
  • Turno Matutino R$462,00 / Turno Noturno R$345,00 (**)
  • Funcionários públicos (Municipais, Estaduais e Federais), alunos egressos (Graduação), transferências, alunos de escolas públicas e Portadores de Nota do Enem tem descontos diferenciados, consulte-nos para mais informações.
  • (*) Até o dia 10 de cada mês
  • (**) Condição válida no primeiro ano do curso.

Perfil do Profissional

Agente do processo de mudança educacional, cultural e social na região. Reflexivo, consciente, criativo e participativo, dinâmico, capaz de lidar com as questões da diversidade, do multiculturalismo, tendo em vista os novos desafios que se fazem presentes no dia-a-dia da sala de aula. 

Carga horária

3.840

Coordenação

manuela beltraoManoela Cavaleiro de Macedo Beltrão

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (1999), Doutorado e Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2005). Realiza pesquisa sobre as crenças e práticas parentais. Tem experiência na área de Educação da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia do desenvolvimento, Psicologia da Educação e Aprendizagem, processo ensino-aprendizagem, informática educativa, Tecnologias Educacionais.

Diferenciais

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manual discente 2017

Faculdades Integradas Brasil Amazônia S/S Ltda.

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